O forte tufão Muifa, de número 12, e muito lento, assola Okinawa desde sábado e na terça-feira (13), com pressão atmosférica de 965hPa, está cobrindo as cidades e ilhas de Miyako e Ishigaki (Okinawa).
Por isso, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), durante todo o dia é a causa da forte tempestade nas ilhas ao sul da província, que estão sob sua área de 350km de diâmetro. Foram registradas rajadas de vento de 34,8m/s em Iriomote, 31,9m/s no aeroporto de Yonaguni e 28,9m/s em Miyako.
A tendência para terça-feira é de ventos mais fortes ainda, além da chuva torrencial nas ilhas.
No domingo (11) o Muifa causou danos em Ishigaki e Taketomi, como a queda de uma caixa d’água sobre um veículo kei, derrubou uma árvore centenária de 10 metros de altura e, na segunda-feira (12), um idoso que foi levar o saco de lixo foi derrubado pelo vento e hospitalizado.
Além dos danos, a população das ilhas do sul de Okinawa está amargando falta de alimentos básicos como leite, pão e verduras porque as balsas e navios não podem operar para transportá-los.
Com a formação do ciclone tropical ao sul do Japão, às 3h de terça-feira, a AMJ informou que em 24 horas se transformará no 14.º tufão, o qual deverá deixar Okinawa novamente sob sua área de tempestade no domingo (18).
Fontes: AMJ, Ryukyu Shimpo, WeatherNews e NHK