Tufão forte e lento assola ilhas de Okinawa novamente

Forte tufão já causou danos nas ilhas, além da população local estar amargando falta de alimentos.

Forte tufão tem olho bem nítido sobre as ilhas do sul (foto de segunda-feira, via Ryukyu Shimpo)

O forte tufão Muifa, de número 12, e muito lento, assola Okinawa desde sábado e na terça-feira (13), com pressão atmosférica de 965hPa, está cobrindo as cidades e ilhas de Miyako e Ishigaki (Okinawa)

Publicidade

Por isso, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), durante todo o dia é a causa da forte tempestade nas ilhas ao sul da província, que estão sob sua área de 350km de diâmetro. Foram registradas rajadas de vento de 34,8m/s em Iriomote, 31,9m/s no aeroporto de Yonaguni e 28,9m/s em Miyako.

A tendência para terça-feira é de ventos mais fortes ainda, além da chuva torrencial nas ilhas.

No domingo (11) o Muifa causou danos em Ishigaki e Taketomi, como a queda de uma caixa d’água sobre um veículo kei, derrubou uma árvore centenária de 10 metros de altura e, na segunda-feira (12), um idoso que foi levar o saco de lixo foi derrubado pelo vento e hospitalizado.

Além dos danos, a população das ilhas do sul de Okinawa está amargando falta de alimentos básicos como leite, pão e verduras porque as balsas e navios não podem operar para transportá-los.

Com a formação do ciclone tropical ao sul do Japão, às 3h de terça-feira, a AMJ informou que em 24 horas se transformará no 14.º tufão, o qual deverá deixar Okinawa novamente sob sua área de tempestade no domingo (18).

14.º tufão à vista (AMJ)

Fontes: AMJ, Ryukyu Shimpo, WeatherNews e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão anuncia plano para aumentar reciclagem

Publicado em 13 de setembro de 2022, em Sociedade

O Ministério do Meio Ambiente espera expandir a escala do mercado de reciclagem e de reutilização para mais de US$560 bilhões.

Garrafas pet para reciclagem (ilustrattiva/banco de imagens)

O governo japonês revelou um plano para expandir a escala de reciclagem e reutilização no país. Isso faz parte de sua meta de alcançar uma sociedade carbono neutro até 2050.

Publicidade

O quadro de referência do governo inclui um plano para dobrar a quantidade de metais raros e outros reciclados a partir de painéis solares e produtos eletrônicos até 2030. A estratégia também visa dobrar a quantidade de plástico reciclado.

O Ministério do Meio Ambiente espera expandir a escala do mercado de reciclagem e de reutilização para mais de US$560 bilhões. Atualmente ele vale cerca de 60% dessa quantia.

O quadro também inclui uma meta de reduzir o desperdício de alimentos em mais de 1 milhão de toneladas.

O ministério planeja alcançar isso ao introduzir programas de entrega de alimentos para aqueles em dificuldades. Ele também promoverá o uso de lixo para produzir combustíveis sustentáveis.

O governo estima que tais esforços cortarão as emissões de gás do efeito estufa em cerca de 36 por cento.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão