A Canon construirá uma nova planta de equipamentos de semicondutores no leste do Japão, soube o site Asia Nikkei, enquanto a companhia reflete grandes investimentos por rivais nos EUA, Coreia do Sul e Taiwan.
A nova planta será construída na província de Tochigi e começará a operar na primavera de 2025.
O investimento totalizará mais de ¥50 bilhões (US$345 milhões) incluindo custos de construção e instalação de equipamentos de produção. A companhia visa dobrar sua atual capacidade.
A Canon planeja aumentar a produção de equipamento de litografia, que é parte do processo fundamental de gravação de circuitos em semicondutores. A companhia também vai considerar a produção de sistemas de última geração capazes de criar circuitos finos de ponta a baixo custo.
Atualmente, a Canon produz equipamento similar em duas fábricas no Japão. O equipamento é usado para produzir chips destinados a aplicações como sistemas de controle automotivo.
A Canon controla 30% do mercado global para equipamento de litografia em uma base de volume, atrás da ASML, que conta por 60%.
A Intel e a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) também anunciaram planos para construir novas plantas nos EUA e em outros países.
Fonte: Asia Nikkei