Em relação à integração do cartão de seguro social de saúde (shakai hoken e kokumin kenko hoken) ao My Number, o ministro Taro Kono (ministério digital) informou que “pretendemos abolir o cartão de seguro de saúde atual – em papel – no outono de 2024”.
Assim, a emissão de novos cartões do seguro social de saúde será suspensa a partir dessa data.
O cartão My Number é parecido com o CPF do Brasil, um sistema integrado, das províncias com o país, das pessoas físicas residentes no Japão.
Para quem ainda não o possui, pode ler e se informar como fazer para obtê-lo, em português (toque aqui).
E como fica a carteira de motorista?
Koichi Tani, presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública, disse em entrevista coletiva após a reunião do Gabinete na sexta-feira (14) que “não está considerando abolir também a carteira de motorista integrando-a ao cartão My Number”.
Cada comissão de segurança pública da província é responsável pela emissão das carteiras de motorista. No entanto, como o sistema de gestão dessas licenças ainda não está unificado, segundo Tani a Agência Nacional de Polícia (NPA) está trabalhando para unificá-lo.
“A partir de janeiro do próximo ano, algumas províncias começarão a operar no novo sistema integrado com o da NPA”, comentou.
Fontes: Asahi e Nikkei