Casos de tuberculose aumentam após anos de declínio no mundo

O aumento da TB foi alimentado pela pandemia de covid-19 que interrompeu o acesso a diagnóstico e tratamento, disse a OMS.

Um raio-X do tórax (ilustrativa/banco de imagens)

O número de casos de tuberculose (TB) aumentou no ano passado pela 1ª vez em mais de 20 anos, alimentados pela pandemia de covid-19 que interrompeu o acesso a diagnóstico e tratamento, disse na quinta-feira (27) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Publicidade

A TB voltou após anos de declínio, matando cerca de 1,6 milhão de pessoas em 2021, alta de 14% em 2 anos.

Superada pela covid-19 durante o pior da pandemia como a maior assassina infecciosa do mundo, a TB casou a morte de estimadas 1,5 milhão de pessoas em 2020 e 1,4 milhão em 2019.

Tereza Kasaeva, diretora do programa de TB global da agência da saúde das Nações Unidas, disse que agora era um “momento crucial” na luta contra a doença.

A maioria das pessoas que desenvolveu TB no ano passado estavam no Sudeste Asiático (45%), África (23%) e região do Pacífico Ocidental (18%).

A OMS culpou a covid-19 pelo ressurgimento da doença.

“A descoberta abrangente desse relatório é que a pandemia de covid-19 continua a ter um impacto prejudicial no acesso a diagnóstico e tratamento”, disse a OMS

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que na maioria das vezes afeta os pulmões.

Assim como a covid-19, ela é transmitida pelo ar por pessoas infectadas, como por exemplo pela tosse. Ela é prevenível e curável.

A OMS disse que conflitos em todo o mundo, a crise de energia global e riscos associados à segurança alimentar provavelmente vão piorar ainda mais a situação.

Oito países contaram por mais de dois terços dos casos totais no mundo: Índia, Indonésia, China, Filipinas, Paquistão, Nigéria, Bangladesh e República Democrática do Congo.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incríveis terraços de arrozais iluminados em Chiba: entrada gratuita

Publicado em 28 de outubro de 2022, em Turismo em Chiba

Essa técnica de plantio de arroz em terraços é bem típica dos países da Ásia. Agora imagine tudo isso bem iluminado! E o melhor: é de graça!

Iluminação do arrozal em terraços (Chiba Nippo)

O Oyama Senmaida é um local convidativo para apreciar a iluminação feita com o colorido das LEDs que se alternam em laranja, azul, roxo e verde, formando algo parecido com desenhos a mão livre. 

Publicidade

Esse local maravilhoso foi selecionado com um dos 100 mais bonitos campos de arroz cultivados em terraços, uma herança cultural. Como é algo que só se pode apreciar no Japão, aproveite esta temporada.

São 10 mil lampadinhas contornando essas ondulações do arrozal, sendo que 6 mil mudam de cor a cada 15 minutos, realçando ainda mais esse visual imperdível para fotografar e gravar em vídeo. Será uma recordação do Japão para sempre.

Esse local ganhou tanta popularidade que se tornou uma tradição de outono e começo de inverno. Mais de 74 mil pessoas visitaram o local no ano passado.  

Oyama Senmaida

大山千枚田

Iluminação em 4 cores (divulgação)

  • Até quando: 9 de janeiro de 2023, sendo que folga às segundas-feiras e nos feriados
  • Horário: 17h às 20h
  • Estacionamento: sim, nas proximidades
  • Ingresso: de graça
  • Local: Kamogawa (toque aqui para abrir o mapa
Fontes: divulgação e Chiba Nippo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!