Conheça ’Amasia’, o novo supercontinente que será criado

Em algum ponto, embora não por 200 ou 300 milhões de anos, as massas de terra do nosso planeta se juntarão, com as Américas e a Ásia colidindo para criar um novo supercontinente, Amasia.

Mapa dos continentes (banco de imagens)

O Oceano Pacífico está se fechando e formará um novo supercontinente chamado Amasia, de acordo com cientistas.

Publicidade

Especialistas na Austrália dizem que o Oceano Pacífico está ficando menor de forma lenta e consistente, talvez em torno de uma polegada ao ano.

Enquanto ele faz isso, as placas tectônicas sobre as quais ficam as Américas são empurradas para a direção oeste.

Em algum ponto, embora não por 200 ou 300 milhões de anos, as massas de terra do nosso planeta se juntarão, com as Américas e a Ásia colidindo para criar um novo supercontinente, Amasia.

Fazendo uso de simulações de supercomputador, cientistas na Universidade de Curtin em Perth, na Austrália, calcularam que um novo supercontinente se formaria.

“Acredita-se que os supercontinentes conhecidos da Terra tenham se formado de maneiras vastamente diferentes, com dois membros finais sendo a introversão e a extroversão”, escreveram eles no jornal National Science Review.

“O primeiro envolve o fechamento de oceanos internos formados durante o desmembramento de supercontinentes anteriores, enquanto o último envolve o fechamento de superoceanos externos anteriores”.

“Entretanto, é incerto o que causou tal comportamento divergente de ciclos de supercontinentes que envolveram a interação de primeira ordem entre movimento de placas tectônicas e a manta. Aqui nós endereçamos essa questão através de modelo geodinâmico 4D usando configurações tectônicas realísticas”.

Um relatório na Science disse que o registro geológico “revela que nos últimos 2 bilhões de anos mais ou menos houve três supercontinentes”.

O supercontinente mais antigo conhecido, o Nuna, se juntou há cerca de 1,8 bilhão de anos. O seguinte, Rodinia, existiu há aproximadamente 1 bilhão de anos e o mais recente, Pangea, há 300 milhões de anos.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Indiciado por espancar 2 gatos até a morte

Publicado em 6 de outubro de 2022, em Crime

Argumentou que prefere os cães e que ficou irritado com os miados dos bichanos.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!