Eleições 2022 no Japão, um dos primeiros países do mundo a começar

No Japão são mais de 75 mil eleitores aptos a votar em 7 províncias, mas em uma das urnas em Nagoia deu problema.

Urna eletrônica (TSE)

Os primeiros eleitores do exterior a votarem, apenas para presidente, no primeiro turno das eleições 2022 são os residentes na Nova Zelândia, Austrália e Japão, no horário das 8h às 17h de cada país, no domingo (2). 

Publicidade

No Japão são 76.570 eleitores aptos a votar em 104 seções eleitorais, das 3 jurisdições dos consulados, em Tóquio e nas províncias de Gunma, Shizuoka, Aichi, Mie, Toyama e Hiroshima

Houve um aumento de 25% em relação às eleições anteriores e 54% são do sexo masculino, segundo informação do coordenador do Polo Japão da Universidade Católica de Brasília, Miguel Kamiunten.

Problema em Nagoia

A jurisdição do Consulado-Geral de Nagoia (Aichi) tem o maior número de eleitores, com 35.651 pessoas aptas.

Segundo um eleitor residente na província de Gifu, cujo local de votação foi no Port Messe, em Nagoia, a urna de número 168 não funcionou e o voto teve que ser manual. Por isso, formou-se uma fila maior.

Como acompanhar os resultados

Os estados do Acre e Amazonas são os que tiveram o horário de votação diferente dos demais para se alinhar com o de Brasília. Como as urnas são encerradas às 17h, é a partir desse horário que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começará a divulgação dos resultados online e também através de outras mídias, incluindo o YouTube

Outra forma de acompanhar em tempo real, lembrando que no horário de Tóquio começa às 5h de segunda-feira (3), pode baixar o app Resultados para Android e iOS (Apple). Assim poderá saber se seu candidato vence no primeiro turno ou se concorrerá ao segundo.

Quem não pôde votar

Os brasileiros com domicílio eleitoral no exterior que não puderam comparecer no dia da eleição terão de justificar a ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou mediante o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral. 

Fontes: TSE e Senado

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão encerra distribuição de vacina da AstraZeneca, descarta 13,5 milhões de doses

Publicado em 2 de outubro de 2022, em Sociedade

Japão encerra distribuição de vacina contra covid-19 da AstraZeneca e descarta 13,5 milhões de doses cujo prazo de validade expirou.

Frasco de vacina da AstraZeneca e seringa (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão descartou cerca de 13,5 milhões de doses de vacina contra covid-19 da AstraZeneca, visto que o prazo de validade de todas que sobraram fornecidas pela farmacêutica britânica expirou, anunciou o Ministério da Saúde na sexta-feira (30).

Publicidade

O país está encerrando oficialmente a administração da vacina da AstraZeneca.

O governo japonês concordou em dezembro de 2020 comprar 120 milhões de doses de vacina contra coronavírus da AstraZeneca. De acordo com fontes incluindo o ministério, apenas 200 mil doses foram enviadas a governos locais e 120 mil foram administradas.

Desde então, o Japão cancelou um contrato para 62.3 milhões de doses e do fornecimento já adquirido, ele doou cerca de 44 milhões de doses para outros países. As doses restantes foram descartadas.

A vacina da AstraZeneca já foi a pioneira no mundo a ser colocada em uso prático, mas fora do Japão, houve casos raros de formação de coágulos sanguíneos como efeito colateral.

A distribuição no Japão foi lenta, visto que o governo limitou a administração da vacina da AstraZeneca àqueles com idade igual ou acima de 40 anos.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!