Cerca de duas décadas após o último voo de um avião que capturou a imaginação do mundo com sua elegância e velocidade, um jato que pode assumir ser o “filho do Concorde” está tomando forma em uma instalação de desenvolvimento de ponta em Greensboro, Carolina do Norte, nos EUA.
Conhecido como Overture, esse jato é criação da Boom Supersonic sediada em Denver, Colorado, e pode ser em breve capaz de transportar 80 passageiros a velocidades de até Mach 1.7 (ou cerca de 2,1 mil Km/h) a uma altitude de 60 mil pés, ou 18.3Km.
Na Ásia, a primeira dessa geração dessa nova aeronave que marca um retorno ao voo supersônico provavelmente será o orgulho da Japan Airlines (JAL).
Um funcionário da companhia aérea de referência confirmou que a JAL investiu US$10 milhões na Boom em 2017 e que as duas empresas vinham trabalhando juntas no design da aeronave e para “definir a experiência de passageiros para viagem supersônica”.
A JAL tem um acordo de pré-pedido em curso para comprar 20 das aeronaves. Um dos outros lotes antecipados da linha de produção deve ser entregue para a American Airlines.
A primeira dessa geração de aeronaves supersônicas poderia voar comercialmente pela primeira vez em 2029.
“Embora haja especificações detalhadas e outras condições em termos de ‘sentimento’ geral, as exigências mínimas da JAL para a compra avançar são segurança, economia e respeito ao meio ambiente”, disse o funcionário da companhia aérea japonesa.
Fonte: South China Morning Post