Japão expulsa diplomata em retaliação à Rússia

O governo ordenou a um diplomata russo que deixasse o país até 10 de outubro para protestar contra a expulsão de um cônsul japonês na Rússia.

O embaixador da Rússia Mikhail Galuzin foi expulso do Japão (NHK)

O ministro de Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, diz que o governo ordenou a um diplomata russo que deixasse o país até 10 de outubro para protestar contra a expulsão de um cônsul japonês na Rússia.

Publicidade

Hayashi disse aos repórteres que o vice-ministro de Relações Exteriores, Takeo Mori, convocou o embaixador da Rússia no Japão, Mikhail Galuzin. Mori declarou o cônsul no Consulado-Geral da Rússia em Sapporo (Hokkaido) como pessoa non grata.

No mês passado, o Serviço Federal de Segurança da Rússia deteve um cônsul japonês em Vladivostok por alegada espionagem.

O governo russo declarou o diplomata uma pessoa non grata e ordenou que ele deixasse o país.

Hayashi disse aos repórteres que a detenção do cônsul é uma violação óbvia e grave das leis internacionais. Ele chamou a ação russa de inacreditável e absolutamente inaceitável.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forças dos Estados Unidos e da Coreia do Sul lançam 4 mísseis

Publicado em 5 de outubro de 2022, em Ásia

Os lançamentos foram na manhã de quarta-feira com a finalidade de intimidar a Coreia do Norte.

Imagem ilustrativa dos lançamentos feitos em 6 de junho pelas forças dos Estados Unidos e Coreia do Sul (Chuo Nippo)

Os exércitos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul informaram na quarta-feira (5) que lançaram 4 mísseis Army Tactical Missile Systems (ATACMS) em direção ao Mar do Leste, chamado de Mar do Japão nas terras nipônicas.

Publicidade

O motivo foi para intimidar a Coreia do Norte pelo lançamento do Míssil Balístico de Alcance Intermediário (IRBM) no dia anterior. 

De acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, os militares sul-coreanos e as forças americanas dispararam dois ATACMS cada um, com alvos virtuais para demonstrar a capacidade de resposta da força conjunta. 

O Estado-Maior Conjunto disse: “Demonstramos que temos a capacidade e o sistema para neutralizar a fonte da provocação, mantendo vigilância constante, independentemente de onde a Coreia do Norte esteja provocando”. 

Por outro lado, os militares sul-coreanos também lançaram um míssil balístico Hyunmoo-2 durante o fogo de resposta conjunta naquele dia, mas ocorreu um acidente em que o míssil caiu na base após realizar um voo anormal imediatamente após o lançamento.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que até agora não houve vítimas relacionadas a isso e que a causa exata foi identificada.

O míssil ATACMS tem um alcance de até 305,7km.

Fontes: NHK e Chuo Nippo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!