O painel consultivo do governo japonês elaborou medidas para responder a um possível surto duplo de covid-19 e influenza.
O painel de especialistas se encontrou na quinta-feira (13) para discutir maneiras de reduzir a carga sobre clínicas designadas que atendem pacientes com febre se um surto simultâneo ocorrer neste inverno.
Os membros do painel consideraram que casos diários de coronavírus chegariam a um pico de 450 mil e o número de pessoas que contrairia influenza aumentaria para 300 mil por dia.
O painel diz que pessoas com baixo risco de desenvolver sintomas graves serão solicitadas a realizar um teste de antígeno em casa ao invés de visitar uma clínica.
Se o resultado for negativo, elas serão orientadas a consultarem um médico por telefone ou online, ou visitarem seu médico de família.
No caso de serem diagnosticadas com influenza por consulta pelo telefone ou online, elas podem receber o medicamento Tamiflu em suas casas.
Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, crianças pequenas e indivíduos com alto risco de desenvolverem sintomas graves, incluindo aqueles com condições subjacentes, serão orientadas a irem a uma clínica que lida com pacientes febris ou entrarem em contato com o médico de família.
A fim de equilibrar medidas de prevenção de infecção e atividades socioeconômicas, o governo planeja explicar quando as pessoas não serão aconselhadas a usar máscara. Ele também pedirá às empresas que revisem suas diretrizes antivírus.
Fonte: NHK