O governo japonês suspendeu na quarta-feira (19) seus últimos alertas restantes contra viagens não essenciais ao exterior devido à covid-19 após reduzir seus alertas de viagem para o nível 1, o mais baixo em uma escala de 4, com destino a 76 países e áreas, incluindo Austrália e Taiwan.
O Ministério de Relações Exteriores disse que a decisão ocorreu “porque a situação global das infecções tem melhorado de forma geral” e que o Grupo das Sete nações industrializadas já suspendeu seus alertas de viagem por país e área.
Os 76 países e regiões englobam a região Ásia-Pacífico, 11 da América Latina, 20 da Europa e 39 do Oriente Médio e África, de acordo com o ministério.
Aqueles que planejam viajar para o exterior ainda são encorajados a se vacinar para prevenir a covid-19, acrescentou o ministério.
A medida anunciada na quarta-feira ocorreu após o governo ter deixado de lado seu limite de entrada diária no país de 50 mil pessoas, enquanto a nação visa revitalizar o setor do turismo ao relaxar controles de fronteira, o qual havia recebido muitas críticas por ser rígido demais.
Após o surto global de coronavírus que começou na cidade chinesa de Wuhan no fim de 2019, o Japão emitiu um alerta de viagem de nível 2 para o mundo em março de 2020, e depois o elevou para o nível 3, o qual alerta as pessoas a evitar todos os tipos de viagem, para a maioria das nações incluindo EUA, China e Coreia do Sul.
Fonte: Mainichi