Para os uchinanchus (nascidos em Okinawa ou descendentes da civilização Ryukyu) que não puderam comparecer ao 7.º Festival Mundial, a comissão gravou tudo em vídeo para apresentar a todos espalhados pelo mundo.
No domingo (30) cerca de 3 mil uchinanchus do mundo coloriram a Kokusai-doori, principal avenida de Naha, capital de Okinawa, no desfile especial, na véspera da abertura oficial.
Os okinawanos vindos do Havaí (EUA), Filipinas, Tailândia, Canadá, Argentina, Bolívia, Peru, Brasil e outros países levaram suas músicas, bandeiras e colorido para a avenida, em um verdadeiro clima de festival. Nesse momento, o eisa combinou com o samba e hula, emocionando os espectadores, criando uma sensação de unidade.
Um grande número de moradores da província lotou as calçadas para receber os parentes do mundo com entusiasmo, pois mesmo vivendo em outros países, preservam as raízes de Okinawa.
A presença brasileira foi marcada pelo verde e amarelo ao som do samba. Esse mix cultural faz desse festival algo especial para todos os participantes e para quem os recepciona.
Para o povo de Okinawa, ao ver os uchinanchus do mundo, são pessoas que voltaram à casa, à terra natal.
Chuva estragou a cerimônia oficial de abertura
No dia 31, o Comitê Executivo do 7.º Festival Mundial de Uchinanchu decidiu mudar o local da cerimônia de abertura do torneio, que estava programada para acontecer no estádio a partir das 17h, devido aos efeitos da contínua chuva na ilha principal de Okinawa, por influência do tufão de número 22.
Anunciou que foi alterado para Okinawa Cellular Park Naha.
Devido à capacidade limitada, os shows de sanshin, bandas e o famoso HY foram cancelados. A cerimônia será transmitida pela página web da organização do evento.
Para assistir todos os vídeos do grande festival toque aqui.
Assista ao vídeo do desfile em Naha. O vídeo começa com a delegação do Brasil. Caso queira assisti-lo inteiro, basta voltá-lo.
Fonte: Okinawa Times