‘Mensore’ aos uchinanchus do mundo no 7.º festival

No dialeto de Okinawa, ‘mensore’ significa boas-vindas. E foi assim que milhares de uchinanchu do mundo foram recebidos com alegria.

Comitiva uchinanchu do Brasil (Okinawa Times)

Para os uchinanchus (nascidos em Okinawa ou descendentes da civilização Ryukyu) que não puderam comparecer ao 7.º Festival Mundial, a comissão gravou tudo em vídeo para apresentar a todos espalhados pelo mundo.

Publicidade

No domingo (30) cerca de 3 mil uchinanchus do mundo coloriram a Kokusai-doori, principal avenida de Naha, capital de Okinawa, no desfile especial, na véspera da abertura oficial. 

Os okinawanos vindos do Havaí (EUA), Filipinas, Tailândia, Canadá, Argentina, Bolívia, Peru, Brasil e outros países levaram suas músicas, bandeiras e colorido para a avenida, em um verdadeiro clima de festival. Nesse momento, o eisa combinou com o samba e hula, emocionando os espectadores, criando uma sensação de unidade. 

Comitivas uchinanchu da Argentina e do Peru (Okinawa Times)

Um grande número de moradores da província lotou as calçadas para receber os parentes do mundo com entusiasmo, pois mesmo vivendo em outros países, preservam as raízes de Okinawa.  

A presença brasileira foi marcada pelo verde e amarelo ao som do samba. Esse mix cultural faz desse festival algo especial para todos os participantes e para quem os recepciona.

Para o povo de Okinawa, ao ver os uchinanchus do mundo, são pessoas que voltaram à casa, à terra natal. 

Chuva estragou a cerimônia oficial de abertura

No dia 31, o Comitê Executivo do 7.º Festival Mundial de Uchinanchu decidiu mudar o local da cerimônia de abertura do torneio, que estava programada para acontecer no estádio a partir das 17h, devido aos efeitos da contínua chuva na ilha principal de Okinawa, por influência do tufão de número 22. 

Anunciou que foi alterado para Okinawa Cellular Park Naha.

Devido à capacidade limitada, os shows de sanshin, bandas e o famoso HY foram cancelados. A cerimônia será transmitida pela página web da organização do evento.

Para assistir todos os vídeos do grande festival toque aqui. 

Assista ao vídeo do desfile em Naha. O vídeo começa com a delegação do Brasil. Caso queira assisti-lo inteiro, basta voltá-lo.

Fonte: Okinawa Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aumento de preços de +770 alimentícios em novembro

Publicado em 31 de outubro de 2022, em Economia

770 produtos alimentícios terão aumento no preço, e restaurantes também anunciam elevação nos preços.

Imagem: ANN

Cerca de 770 itens alimentícios terão seus preços aumentados entre amanhã até o fim de novembro. Este é o segundo aumento de grande escala neste ano de alimentos.

Publicidade

Os itens que serão impactados são laticínios, como leite e iogurte, salgadinhos e doces, molhos e vinagres, bebidas alcoólicas, como saquê, geleias, entre outros.

A principal razão para o aumento do preço do leite é a elevação dos custos de ração para vacas devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Além do aumento desses produtos, redes de restaurantes como Gyoza no Osho, Ringer Hut e Mister Donut anunciarão elevação dos preços de seus principais produtos.

Embora o número de itens com aumento de preço em novembro menor do que em outubro, muitos dos itens como laticínios são comprados diariamente, e impactarão ainda mais na vida do consumidor.

Fonte: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!