Por volta da 00h02 de domingo (2), ocorreu um terremoto com intensidade sísmica máxima de 5 graus, cujo epicentro foi na costa leste da Península de Osumi, na província de Kagoshima.
De acordo com informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), esse terremoto com intensidade sísmica máxima de 5 sacudiu uma cidade na província de Miyazaki.
Esse terremoto ocorreu na costa da Península de Osumi, inicialmente anunciado pela AMJ como sendo um de magnitude 5,8 e profundidade de 30km, cuja informação foi corrigida posteriormente para 5,9 e 29km, respectivamente.
A cidade de Nichinan (Miyazaki) teve tremor de intensidade 5 enquanto outras 6 tiveram de intensidade 4. Tremores de intensidade máxima 3 foram sentidos nas províncias de Ehime, Saga, Kumamoto, Oita, Miyazaki e Kagoshima.
Não houve relatos de feridos e danos materiais.
A AMJ está pedindo cautela, pois poderão ocorrer terremotos com intensidade sísmica máxima de cerca de 5 nesta semana em algum ponto da mesma área, especialmente até terça-feira.
Esse terremoto foi motivo de preocupação da população de Kyushu, temendo que fosse o desencadeador do megaterremoto Nankai Trough.
Mas, a AMJ informou que “ocorreu fora da região focal hipotética desse temido Nankai Trough“, o qual está previsto para ocorrer a qualquer tempo.
Fontes: Yahoo! e NTV