De acordo com o governo da Indonésia, 125 pessoas – espectadores e policiais – morreram em uma trágica confusão em um estádio de futebol em Malang, Java Oriental, após o término de uma partida da liga profissional de futebol, no sábado (1.º).
Os torcedores do time perdedor invadiram o campo, a polícia disparou gás lacrimogêneo na arquibancada e os espectadores correram desesperadamente para as saídas, causando inúmeras vítimas. Muitas pessoas que quiseram escapar dessa confusão tiveram ferimentos, algumas com fraturas.
As informações sobre o número de vítimas fatais são conflitantes e pode aumentar. A equipe local não perdia para a adversária há mais de 20 anos. Os torcedores se explodiram de raiva com a derrota nesse dia e a multidão se exaltou.
Entre os jogadores, um japonês marcou o gol da vitória para o time que venceu a partida. Segundo informações da embaixada japonesa na Indonésia, havia 2 jogadores do Japão, mas nenhum foi envolvido nessa tragédia.
Ahmad Munir, executivo editorial da agência de notícias estatal indonésia Antara, disse à NHK sobre as muitas vítimas em estádios de futebol na Indonésia. “A polícia gritou com os espectadores que entraram no campo e começaram a perseguir os jogadores e usou gás lacrimogêneo, o que causou pânico em todo o estádio“, disse ele, criticando a resposta da polícia no momento do uso de gás lacrimogêneo.
Em 2012, torcedores se transformaram em uma multidão no Egito, matando 74 pessoas. Em 2001, 126 pessoas foram mortas em distúrbios semelhantes em Gana, na África Ocidental.
Assista ao vídeo.
Fontes: NHK e Yomiuri