Três policiais da província de Osaka partiram do Aeroporto Internacional de Kansai (KIX) no sábado (19) e chegaram ao Brasil na noite de domingo (20), horário local, com a finalidade de dar prosseguimento ao caso do assassinato ocorrido em Sakai (Osaka).
O brasileiro Anderson Robson Barbosa, 33 anos, deve ter fugido para Londrina, no Paraná, onde moram seus familiares. É considerado suspeito de assassinato da esposa japonesa Manami Arakaki, 29, e da filha Lily, 3 anos, em agosto deste ano.
Embora a polícia japonesa o tenha colocado na lista de procurados da Interpol, seu paradeiro é desconhecido, por isso, os 3 policiais irão inicialmente para a Polícia Federal do Brasil para formalizar o pedido de cooperação na busca e prisão do marido brasileiro.
Levaram em mãos os arquivos da investigação traduzidos para o português, com a finalidade de solicitar cooperação para a punição por procuração, chamada de dairi shobatsu (代理処罰). O acusado responderá perante a Justiça brasileira e, no caso de ser considerado culpado, será punido de acordo com o código criminal do Brasil.
Fontes: MBS e NHK