Coreia do Norte critica a vizinha do Sul e lança mais 3 mísseis na noite de quinta-feira

Há uma séria preocupação de que Pyongyang poderá fazer um teste nuclear em breve.

Kim Jong-un (TV Central da Coreia do Norte via NHK)

A Coreia do Norte disparou mais 3 mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Leste na noite de quinta-feira (3), disseram os militares sul-coreanos, cerca de uma hora depois que Pyongyang criticou a decisão de Seul e Washington de estender exercícios aéreos conjuntos como um “escolha muito perigosa e errada.”

Publicidade

Os mísseis foram lançados do condado de Koksan, na província de Hwanghae do Norte, por volta das 21h35, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS).

No início do dia, o Norte disparou um míssil balístico intercontinental (ICBM) e dois mísseis balísticos de curto alcance.

O lançamento do míssil noturno ocorreu menos de uma hora depois que Pak Jong-chon, secretário do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, divulgou um comunicado denunciando a decisão anterior da Coreia do Sul e dos EUA de estender o exercício aéreo combinado Vigilant Storm que começou na segunda-feira.

“A decisão irresponsável dos EUA e da Coreia do Sul está empurrando a situação atual causada por atos militares provocativos das forças aliadas para uma fase incontrolável”, disse ele em comunicado divulgado pela Agência Central de Notícias da Coreia. “É uma escolha muito perigosa e falsa”, apontou.

Os lançamentos de mísseis são o aparente protesto da Coreia do Norte contra o Vigilant Storm, os massivos exercícios aéreos conjuntos dos aliados envolvendo mais de 240 aeronaves, incluindo jatos furtivos, sobre os céus da península em meio à crescente especulação de que Pyongyang pode realizar um teste nuclear em breve.

Após o disparo do ICBM, os militares da Coreia do Sul anunciaram que o exercício aéreo será estendido, mas não forneceram detalhes sobre até quando os exercícios serão realizados.

“É absolutamente inaceitável”, disse Yasukazu Hamada, ministro da Defesa do Japão, por volta das 22h30, em seu pronunciamento após os lançamentos. Foram lançados às 21h34, 21h39h e 21h42 minutos, todos com altitude máxima de cerca de 150km e distância de voo de cerca de 500km.

Todos os mísseis caíram no Mar do Leste (ou Mar do Japão), no lado leste da Península Coreana, e estima-se que foram fora da Zona Econômica Exclusiva do Japão (ZEE).

Fontes: Yonhap News e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Iluminação de outono em famoso templo de Quioto está pronta para a temporada

Publicado em 4 de novembro de 2022, em Artigos de Turismo

Três mil bordos japoneses e outras árvores contrastarão brilhantemente contra o céu noturno acima dos lagos nos jardins do templo.

As belas cores de outono no Eikando contrastadas com as luzes noturnas (banco de imagens)

As famosas cores de outono no Eikando Zenrin-ji, templo no distrito de Sakyo na cidade de Quioto (província homônima), foram iluminadas na quarta-feira (2) em um teste antes do evento de visualização noturno sazonal que começa neste sábado (5).

Publicidade

Localizado na base de Higashiyama, cadeia de montanhas no leste da cidade, os 3 mil bordos japoneses e outras árvores contrastarão brilhantemente contra o céu noturno acima dos lagos nos jardins do templo.

Seus variáveis tons de vermelho serão acentuados por cerca de 700 luzes. O período de pico para as cores de outono deve ser no fim de novembro. A iluminação será realizada até 4 de dezembro de 2022.

A entrada geral custa 600 ienes e o horário da iluminação é das 17h30 à 20h30.

Durante o dia, a relíquia “Descida de Amitabha pela Montanha”, um tesouro nacional, estará em exibição no templo pela primeira vez em 10 anos.

Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!