Os 3 maiores fabricantes de produtos domésticos de papel, como o higiênico, lenço e toalha, informaram que são obrigados a aumentar os preços novamente.
Os motivos são basicamente dois: aumento dos preços das matérias-primas e desvalorização do iene.
A Daio Paper, a maior de todas, fabricante da marca Elleair (エリエール), aumentará em mais de 20% os preços do lenços de papel e higiênicos, toalha de papel e papel higiênico a partir do embarque de 21 de janeiro de 2023. Será o segundo aumento em menos de um ano, pois a partir de março deste ano esses produtos custam 15% a mais.
A linha Nepia, da Oji Holdings, também terá aumento de preços acima de 20% a partir do embarque em 21 de janeiro, sendo que acabou de subir em outubro deste ano.
A outra fabricante, Nippon Paper Industries, das marcas Kleenex e Scottie, aumentou os preços em abril deste ano e fará de novo a partir do embarque em 1.º de fevereiro, em mais de 15%.
Os fabricantes dependem da importação da celulose, principal matéria-prima, e enfrentam os aumentos consecutivos dos preços dos combustíveis.
Outro fator é a logística, cada vez mais cara. Por isso, as fábricas não conseguem absorver os custos cada vez mais elevados só com os esforços na gestão.
Fonte: Yomiuri