Casos da altamente patogênica influenza aviária (ou gripe aviária) estão se espalhando em um ritmo incomum no Japão, com 18 surtos confirmados nessa temporada até sábado (26) em granjas de 12 das 47 províncias do país.
Mas esse número deve aumentar mais, em linha com tendências globais.
O Ministério da Agricultura está pedindo às granjas que realizem medidas rigorosas de prevenção de infecção e que detectem e reportem rapidamente casos suspeitos.
Em 28 de outubro, os primeiros casos da temporada foram confirmados nas províncias de Okayama e Hokkaido. Os casos marcaram os surtos mais adiantados em uma temporada registrados no Japão.
Veja também: Mais de 1 milhão de frangos são abatidos por gripe aviária na região Kanto
Neste mês, infecções foram reportadas intermitentemente nas províncias de Kagawa, Hyogo e Ibaraki.
O número de frangos abatidos nessa temporada totalizou 2,89 milhões até agora, já excedendo o total da temporada anterior de 1,89 milhões.
A gripe aviária está afetando outras partes do mundo também. Neste ano, descobriu-se que um recorde de 50,54 milhões de aves nos EUA estavam infectadas.
Os desenvolvimentos também espalharam preocupações com os preços dos ovos, que estão subindo.
Durante o surto de 2020 no Japão, a maioria dos 9,87 milhões galinhas abatidas eram poedeiras, contando por cerca de 5% de tais aves no país na época.
Como resultado, os preços dos ovos aumentaram para o nível mais alto desde o ano fiscal de 2017.
Fonte: Japan Times