O céu noturno no Japão exibirá o espetáculo do duplo eclipse, o maior show astronômico do ano. É um privilégio, pois há países como o Brasil que não poderão vê-lo por causa do horário.
Poderá ser visto pela América do Norte e parte da América do Sul, Ásia, Austrália e Nova Zelândia.
Um eclipse lunar total – fenômeno raro em que a Lua fica completamente na sombra da Terra – ocorrerá na noite de terça-feira (8) pela primeira vez em um ano e meio.
E o próximo igual a esse acontecerá somente em 2025, portanto, convém aproveitar que o tempo parece favorecer a contemplação pois terá poucas nuvens no céu, exceto em uma parte de Kyushu e em Okinawa.
Além disso, desta vez, o eclipse total com a lua avermelhada começará às 19h16 (horário em Tóquio) até às 20h42. O parcial terminará às 21h49 (horário em Tóquio).
Os horários mudam no Japão, em alguns minutos mais cedo ou mais tarde, dependendo do local.
Poderá levar uma bebida quente como um chocolate ou um quentão para apreciá-lo todo, por cerca de uma hora e meia. Ou, fazer um piquenique em um parque, em boa companhia, pois esse fenômeno poderá ser visto a olho nu.
Outro eclipse, um planetário
Desta vez, não é apenas um eclipse lunar total.
Você também pode ver juntos os eclipses lunar e planetário, de Urano, o sétimo do sistema solar, bem distante da Terra.
É extremamente raro que um eclipse planetário ocorra durante um lunar total. O último desse visto no Japão foi em julho de 1580, portanto, há 442 anos.
A propósito, o próximo eclipse total e planetário no Japão será em julho de 2344, 322 anos depois.
Pode-se dizer que é uma oportunidade valiosa e única contemplar o céu para esse espetáculo. O planeta Urano está cerca de 3 graus (seis larguras lunares) ao norte da Lua durante a totalidade.
Normalmente é um pouco escuro demais para ser visto a olho nu, mas binóculos e pequenos telescópios o revelam como um pequeno ponto verde-menta.
Mesmo se você não puder ver o eclipse de Urano, ainda poderá aproveitar o eclipse lunar total desta vez.
Ótima contemplação!
Fontes: ANN, NASA e Tenki