Há agora uma ameaça iminente do sarampo se espalhar em várias regiões globalmente, visto que a covid-19 levou a um declínio contínuo na cobertura de vacinação e enfraqueceu a vigilância da doença, disseram a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevnção de Doenças (CDC) dos EUA na quarta-feira (23).
O sarampo é um dos vírus humanos mais contagiosos e é quase inteiramente prevenível através de vacinação.
Entretanto, ele exige 95% de cobertura de imunização para prevenir surtos entre populações.
Uma alta recorde de aproximadamente 40 milhões de crianças não tomaram dose da vacina em 2021 devido a obstáculos criados pela pandemia de Covid, disseram a OMS e o CDC em um relatório conjunto.
Enquanto casos de sarampo não aumentaram dramaticamente comparados a anos anteriores, agora é hora de agir, disse o líder de controle de doenças da OMS, Patrick O’Connor, à agência de notícias Reuters.
Uma combinação de fatores como persistentes medidas de distanciamento social e natureza cíclica do sarampo podem explicar por que ainda não houve uma explosão de casos, apesar de lacunas de imunidade crescentes, mas isso poderia mudar rapidamente, disse O’Connor, apontando a natureza altamente contagiosa da doença.
Fonte: Channel News Asia