Autoridades na área central do Japão estão tentando usar uma nova abordagem incomum para combater o problema de longa data do país: imprimir mensagens de suporte em papel higiênico.
O suicídio é um problema antigo no Japão, e como muitos outros lugares, o país viu um aumento no número de pessoas que tirou a própria vida durante tempos da pandemia de coronavírus.
O número de estudantes do primário, ginásio e colegial que cometeu suicídio atingiu um novo recorde de 499 em 2020, de acordo com o Ministério da Saúde.
Autoridades na província de Yamanashi acreditam que imprimir mensagens tranquilizadoras e linhas diretas de prevenção de suicídio no papel higiênico podem ser uma maneira eficaz e discreta de ajudar jovens aflitos.
“Você está no toilet. Sentimos que é em momentos como esse quando você pode estar mais propenso a pensamentos de angústia”, disse o representante de Yamanashi, Kenichi Miyazawa, à agência de notícias AFP.
A campanha envolve 6 mil rolos impressos com mensagens e números de telefone, os quais foram distribuídos a 12 universidades regionais no mês passado.
Intercaladas entre ilustrações como um gato encaracolado e uma mulher segurando um guarda-chuva olhando para o céu, estão mensagens produzidas por um profissional de saúde mental que são destinadas a aliviar a solidão.
Fonte: Japan Today