Com o número crescente de novos casos de infecção pelo coronavírus no país, a primeira província a emitir Declaração de Fortalecimento das Medidas para Prevenir Rigor no Sistema Médico foi Gifu, na sexta-feira (23).
Desde 16 a província de Gifu chegou ao patamar médio de 2,8 mil casos diários, equivalente ao nível 3 de infecção, o que justifica a emissão dessa declaração, pois a taxa de ocupação dos leitos chegou a 50%.
Os residentes da província tiveram a solicitação de intensificar os cuidados preventivos durante o feriado prolongado.
Ao contrário da Declaração do Estado de Emergência e das Medidas Prioritárias para Evitar a Propagação do Coronavírus, os restaurantes, bares e clubes não serão solicitados a fechar ou reduzir o horário de funcionamento.
Essa declaração estará em vigor até 22 de janeiro, para não piorar a situação do atendimento das ambulâncias, que já estão com dificuldades, além dos hospitais já com congestionamento.
Aichi: taxa de ocupação dos leitos passou de 70%
O governador da província de Aichi, Hideaki Omura, realizou uma coletiva de imprensa na segunda-feira (26), para falar sobre a atual situação da propagação da infecção pelo coronavírus na província.
“Pela primeira vez, depois de 2020 e 2021, o feriado de fim e começo de ano não está sujeito às restrições no comércio ou das viagens, por isso, peço a todos os residentes e cidadãos que continuem implementando firmemente as medidas básicas de prevenção”, disse.
Aichi vem tendo aumentos diários por 21 dias consecutivos até domingo (25) e o governador teme que esses números aumentem no feriado.
A taxa de ocupação dos leitos chegou a 72,4% até domingo, nível considerado elevado, e é preciso evitar o aperto no sistema médico.
Fontes: CBC TV e Gifu Shimbun