O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) anunciou na quarta-feira (28) que o país entrou na temporada epidêmica da influenza.
Como não houve epidemia da influenza desde que começou a do novo coronavírus, será a primeira epidemia em quase 3 anos.
Como o Japão está passando pela expansão da epidemia da infecção pelo coronavírus, há uma preocupação com o impacto, por causa do risco de duplicidade.
O MHLW está pedindo à população medidas de controle das infecções, como ventilar o ambiente, lavar as mãos constantemente e continuar o uso das máscaras.
O número de pacientes relatados pelas 5 mil instituições médicas de todo país na última semana – 19 a 25 – foi de 1,24 na média, indicando o início da epidemia da influenza. No Japão, o parâmetro para marcar o início é quando a média por instituição passa de 1 caso.
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), estima-se uma média de 10 milhões de pessoas afetadas por ano. Na temporada 2019-2020, antes da pandemia, foram 7,29 milhões de pessoas. Em 2020-21 caiu para 14 mil e na temporada seguinte teve uma queda ainda mais drástica, de 3 mil casos.
Fontes: Asahi e NHK