Cumprimentos de Ano Novo: como fazer e o que falar

Para as boas relações e também com uma das regras de civilidade do Japão é costume cumprimentar cada pessoa antes do fim do ano e no Ano Novo.

Kadomatsu, tradicional ‘enfeite’ de Ano Novo (Wikimedia)

Passado o Natal e antes do encerramento do último dia de expediente, chegou a época dos cumprimentos formais, quando se trocam palavras de felicitações.

Publicidade

Da mesma forma que se diz Feliz Ano Novo em português há expressões em japonês. Mas na terra do sol nascente se faz antes e depois do ano novo.

Antes de entrar no feriado prolongado é de bom tom desejar um novo ano feliz para os colegas e superiores, também aos vizinhos e amigos. Para ser polido basta dizer “Fulano-san, yoi otoshi o” (良いお年を) fazendo a reverência. Se for o kacho, por exemplo, diga “Tanaka kacho yoi otoshi o”, sem usar o san ou sama.

De novo na volta do feriado

Ao encontrar com as pessoas pela primeira vez no novo ano, tanto os superiores, quanto os colegas, vizinhos, conhecidos e amigos, há expressões e gesto para os cumprimentos de ano novo.

Para a pergunta “mas de novo?”, a resposta é “sim”. Ao encontrar a pessoa, as primeiras palavras devem ser de algo como “entramos no ano novo, antecipadamente sou muito grato”.

Portanto, veja abaixo, como falar e para quem:

  • Para os superiores (chefes), incluindo os colegas de trabalho senpai (veteranos), vizinhos e conhecidos mais velhos: 新年、あけましておめでとうございます。今年もどうぞよろしくお願いいたします。Shinnen, akemashite omedetou gozaimasu. Kotoshimo douzo yoroshiku onegai itashimasu.
  • Para o colega de trabalho, vizinho ou amigo da mesma faixa etária ou de idade inferior, também para os familiares: あけましておめでとうございます。今年もよろしくお願いします。Akemashite omedetou gozaimasu. Kotoshimo yoroshiku onegai shimasu.

Reverência chamada de ojigi (Wikipedia e Kostrivia)

Em relação à reverência, chamada de ojigi (お辞儀), inclina-se o tronco em direção à outra pessoa, mantendo cerca de 1 braço de distância. Os homens colocam os braços na lateral das pernas, com as mãos abertas. As mulheres seguram as mãos na frente, na região do umbigo, e se curvam com o tronco também.

Em quaisquer situações, lembre-se de se curvar adequadamente para cumprimentar, conforme a ilustração – não com a cabeça, mas com o tronco (assista ao vídeo abaixo).

Forma abreviada

Os jovens usam de forma abreviada, só com os amigos com idade inferior ou igual à dele e com muita intimidade: あけおめ。ことよろ。Akeome, kotoyoro.

Esta frase foi citada, somente a título de conhecimento, caso alguém fale assim com você. Nesse caso, se não for uma pessoa mais velha pode responder da mesma forma. Caso contrário, se for uma pessoa com idade superior ou chefe, responda polidamente.

Em geral, usam-se essas formas de cumprimento de ano novo até que tenha se expressado para todos do ambiente de trabalho, conhecidos e colegas, nos primeiros dias de janeiro.

Veja o vídeo de como fazer o ojigi para aprender com elegância.

Fonte: Kostrivia 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Se beber não dirija, chame um motorista de aluguel

Publicado em 31 de dezembro de 2023, em Dicas Especiais

Saiu com os amigos e resolveu beber. Lembrou-se que teria que dirigir para voltar mas não quer infringir a lei. Chame um motorista de aluguel!

Copo de bebida alcoólica quebrado e chave de carro (PxHere)

Sabia que no Japão existe um serviço prático e seguro para atender quem saiu de carro mas resolveu beber? 

Publicidade

Dirigir alcoolizado pode ser perigoso, além da infração de trânsito que pode render uma multa de até 1 milhão de ienes ou cadeia por até 5 anos.

Para sanar esse problema existe o daiko unten (代行運転). É o serviço de motorista de aluguel. Ele vem com um outro motorista de táxi ou carro de companhia prestadora de serviço.

Entregando a chave do carro (Pixinio)

Basta lhe entregar a chave para um, subir no carro do outro que ele o leva até o local combinado, estaciona seu carro e devolve a chave. Depois é só pagar a tarifa.

Depois o motorista volta com o colega que o acompanhou ou um outro carro irá buscá-lo.

Se for uma companhia de táxi atende 24 horas. No caso de empresas prestadoras de serviço começam às 19h ou 20h e encerram por volta das 3h.

Se dirigir alcoolizado e for flagrado poderá ser preso ou pagar multa de ¥1 milhão e perder pontos (Wikimedia e Pixabay)

Quanto custa o motorista de aluguel

Esse valor depende da cidade, se é companhia de táxi ou se é uma prestadora desse serviço.

Em geral, se for uma empresa de táxi cobrará o valor da corrida normal, mais a taxa de serviço de levar um motorista extra – cerca de 200 ienes – acrescida da tarifa de daiko. Dependendo da empresa sai mais em conta.

Se for uma empresa prestadora de serviço pagará de acordo com a quilometragem corrida, um pouco mais barata mas é preciso conferir se ela paga o seguro. Na dúvida, é melhor chamar um motorista de aluguel de uma empresa de táxi.

Álcool e direção não combinam (Pixinio)

Sai muito mais barato do que pagar multa! Veja como fica se for flagrado.

  • Dirigir embriagado: cumprimento de pena de reclusão de até 5 anos ou pagamento de multa (fiança) no valor de até um milhão de ienes
  • Dirigir alcoolizado: cumprimento de pena de reclusão de até 3 anos ou pagamento de multa no valor de até 500 mil ienes

O número de pontos varia de acordo com o resultado do teste de alcoolemia, podendo ter a habilitação cassada.

  • 35 pontos: embriaguez
  • 25 pontos: quando a concentração de álcool for de 0,25 mg/litro de ar expelido ou superior
  • 13 pontos: quando a concentração de álcool varia de 0,15 mg/l a 0,25 mg/l

Como proceder

  • O meio mais rápido é pedir para o gerente ou atendente do bar ou do restaurante chamar o serviço
  • Caso queira fazer sozinho, faça uma busca no Google usando a palavra-chave 代行運転 (copie e cole)
  • Encontre uma empresa na cidade onde está. Por exemplo, se está em Nagoia mas quer voltar para Komaki, ambas de Aichi, escolha uma companhia da capital
  • Telefone para a empresa
  • A empresa perguntará: o seu nome, o endereço do destino, o tipo de veículo (se for carro estrangeiro com volante do lado direito pode ser que tenha que pagar um extra), o horário que deseja o serviço
  • Se for um veículo grande, como caminhão ou ônibus poderá ter que pagar taxa extra
  • O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou dinheiro em espécie, direto para o motorista

Este serviço é útil também quando passa mal e precisa que outro dirija, quando está com sono incontrolável, quando vai ao hospital e o médico o proíbe de voltar dirigindo, etc.

Caso tenha gostado do serviço, convém gravar o número do telefone na agenda para uma próxima oportunidade.

Se gostou desta informação, compartilhe com seus amigos. Da próxima vez que sair com seu carro e queira beber, já sabe o que fazer.

Se quiser, assista ao vídeo de uma música que fala sobre o assunto.

Fontes: Meitetsu, Tsubame e Daiko Kyosai

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!