A temporada de influenza começou em 6 das 47 províncias do Japão, disse o Ministério da Saúde na sexta-feira (23).
As 6 províncias, incluindo Iwate, Tóquio e Kumamoto, viram os números de pacientes com influenza por hospital aumentar acima do limite de 1 na semana até domingo (18).
Uma leitura acima de 1 sinaliza o início de uma epidemia. Uma pesquisa realizada pelo ministério cobre cerca de 5 mil hospitais monitorados regularmente em todo o país.
Segundo o ministério, o número nacional de pacientes de influenza dobrou a partir da semana anterior para 2.592. O número por hospital situou-se a 0.53.
Por província, o número por hospital foi o mais alto em Iwate (2.84) seguido por Toyama (1.33), Aomori (1.25), Kumamoto (1.14), Tóquio (1.12) e Kanagawa (1.05). O número em Fukuoka foi de (0.91), Osaka (0.82) e Okinawa (0.80).
Dos 53 pacientes hospitalizados desde setembro, crianças com idade igual ou inferior a 10 anos contaram por mais de 40%. Crianças pequenas podem desenvolver encefalopatia após contraírem influenza.
O Japão não passou por uma temporada de influenza nos últimos 2 anos e acredita-se que o número de pessoas com imunidade tenha diminuído de forma significativa.
O ministério está se preparando para um surto simultâneo de influenza e covid-19, incluindo melhorar os sistemas de cuidados em todo o país para aceitar até 900 mil pacientes por dia.
Dizem que o número de pacientes deve alcançar seu pico entre 6 a 8 semanas após o início de uma epidemia, disse o ministro da Saúde, Katsunobu Kato, em uma coletiva de imprensa, pedindo às pessoas que realizem medidas básicas de prevenção, como o uso de máscara.
Fonte: Japan Times