A imperatriz Masako, na ocasião de seu aniversário de 59 anos nesta sexta-feira (9), refletiu sobre ter passado exatamente metade de sua vida na família imperial desde que se casou com o imperador Naruhito em junho de 1993, dizendo que ela se sentia “profundamente comovida” pelos seus anos como realeza.
“Passei por muitos momentos de alegria, assim como tempos de dor. Gostaria de manifestar minha sincera gratidão ao imperador e a muitos outros que me deram apoio e cuidaram de mim em cada passo do caminho”, disse a imperatriz em uma declaração divulgada pela Agência da Casa Imperial.
Em outubro, o casal imperial visitou Okinawa pela primeira vez desde a ascensão de Naruhito ao Trono do Crisântemo em 2019 para comemorar o 50º aniversário da reversão da ilha no sul do Japão do domínio dos EUA.
A imperatriz também esteve na província de Tochigi em outubro e na de Hyogo em novembro, retomando visitas a áreas regionais pela primeira vez em 3 anos após a pandemia de covid-19.
Ex-diplomata educada em Harvard e Oxford, a imperatriz vem batalhando contra um transtorno de adaptação desde dezembro de 2003.
Seus médicos disseram em uma declaração separada que enquanto ela está se recuperando, sua condição varia e ela precisa de tempo para descansar após eventos grandes ou sucessivos.
Fonte: Japan Today