Na segunda-feira (26) o japonês 古田喜久治, 79 anos, dono de uma barbearia na cidade de Itami (Hyogo), recebeu um diploma de agradecimento pela doação de 10 milhões de ienes à prefeitura.
Em meados de dezembro, ele sacou de sua conta bancária essa quantia, colocou as cédulas em um monte de cerca de 10 centímetros de altura, dentro de uma sacola plástica, a qual foi colocada em uma ecobag, na cesta de sua bicicleta e foi até a prefeitura.
No guichê disse para o funcionário “por favor, gostaria de que fosse usado em prol das crianças locais” e entregou o pacote de dinheiro.
Yoshida nasceu na cidade de Sakai (Osaka) e desde que se formou no ginásio, aprendeu o ofício e trabalha como barbeiro desde então, quando se mudou para essa cidade. São mais de 60 anos se dedicando à profissão.
Ele disse que “vivo sozinho e não tenho filhos”. Contou que todos os dias vê as crianças animadas na creche que fica perto da sua barbearia e elas se tornaram sua fonte de energia. Por isso, decidiu doar a sua poupança acumulada ao longo dos 60 anos. “Quero que as crianças fiquem felizes”, disse.
O prefeito da cidade, Yasuyuki Fujiwara, disse que irá considerar como usar os 10 milhões de ienes. “Somos gratos pela doação, de uma soma acumulada ao longo dos anos. Embora a taxa de natalidade esteja em queda, o apoio levará as crianças ao futuro, por isso, iremos aproveitá-lo da melhor forma possível”, declarou.
Fonte: Kobe Shimbun