O presidente russo, Vladimir Putin, disse que em breve terá um míssil balístico intercontinental (ICBM) que pode carregar várias ogivas nucleares.
Parece que o objetivo é controlar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e os Estados Unidos, que continuam a fornecer apoio militar para a Ucrânia.
Vladimir Putin fez um discurso em uma reunião do Ministério da Defesa em Moscou, capital da Rússia, na quarta-feira (21), afirmando que “vamos manter e melhorar nossa postura estratégica de guerra nuclear. Isso servirá como garantia para manter o equilíbrio de poder”. Enfatizou que está promovendo o aperfeiçoamento das forças nucleares.
Ele disse que a Rússia manterá e melhorará a prontidão de combate da força nuclear estratégica. Justificou que será uma garantia para manter a soberania e a integridade territorial do país, bem como o equilíbrio de poder global.
A agência de notícias estatal Tass citou Putin dizendo que os ICBMs Sarmat “em breve, e pela primeira vez assumirão o alerta de combate “.
Ele acrescentou que mísseis de cruzeiro hipersônicos Zircon serão implantados em uma fragata em janeiro.
Fonte: NHK