A nevasca dos últimos dias causou grandes paralisações nas rodovias, acidentes e até mortes.
Em Noto (Ishikawa) uma parte da população está sofrendo com o frio rigoroso pois além do apagão está sem o fornecimento de água. São pelo menos 20 famílias afetadas desde domingo (18) e essa infraestrutura básica ainda não foi recuperada até quinta-feira (22). As pessoas não podem usar o aquecedor e fica difícil usar o toalete.
Em Wajima (Ishikawa) também uma parte da população continua sem eletricidade. O apagão continua também em Sado e Kashiwazaki, ambas da província de Niigata, no total de 3,6 mil domicílios, desde domingo.
Até quarta-feira (22) foram confirmadas 5 mortes na província de Niigata. Duas delas foram por causa de intoxicação pelo monóxido de carbono dentro do carro, sendo que uma delas foi de uma mulher de 27 anos e outra de 75, ambas de Niigata.
Uma outra idosa, na faixa dos 90 anos, foi encontrada morta na frente de sua casa na cidade de Nagaoka (Niigata) e ao seu lado havia uma pá. Supõe-se que estivesse removendo a neve. Outros casos foram de queda do telhado quando retiravam a neve acumulada.
Até quarta-feira o número de pessoas feridas chegou a 24, sendo que 11 estão em estado grave.
O governo da província de Niigata disse que como a nevasca continua, recomenda o uso de cordas de segurança para evitar acidentes de queda durante a remoção da neve acumulada do telhado da casa. Também pede cuidado no manejo do equipamento de remoção da neve.
Fontes: Hokkoku Shimbun, NHK, Yomiuri, Sankei e ANN