O número de pacientes infectados pelo coronavírus que estão gravemente doentes estaria aumentando em Pequim e em outras partes da China, colocando pressão no sistema médico do país.
Infecções por Covid vêm se espalhando rapidamente em muitas regiões desde 7 de dezembro, quando o governo chinês relaxou suas restrições rigorosas da pandemia.
Segundo a mídia chinesa, um hospital universitário na capital está tratando mais de 500 pacientes em condição grave por dia.
O número de tais pacientes também está aumentando nas províncias interiores da China, onde instalações médicas e pessoal são menos equipados para lidar com um surto.
Em um departamento de cuidados de emergência de um hospital na província de Anhui, o pessoal médico inteiro teria testado positivo. Sem funcionários de apoio disponíveis, eles aparentemente estão trabalhando enquanto tomam medicamento para febre.
O departamento estaria examinando mais de mil pessoas por dia, dando prioridade àqueles sob maior risco, como idosos e paciente com comorbidades.
Uma foto divulgada pela Reuters na quarta-feira (28) mostra uma longa fila de veículos aguardando em um crematório em Chengdu, província de Sichuan, sugerindo que o número de mortes é alto.
Números oficiais determinam que havia somente 3 mortes por Covid a nível nacional na terça-feira (27). Entretanto, um especialista em doenças infecciosas no país diz que o número não inclui pessoas com comorbidades que morreram após se infectarem.
Fonte: NHK