Vladimir Putin em 2017 (Wikimedia Commons/ The Russian Presidential Press and Information Office)
O presidente Vladimir Putin disse na quinta-feira (22) que a Rússia quer um fim da guerra na Ucrânia e que isso inevitavelmente envolveria uma solução diplomática.
Publicidade
Putin fez os comentários, os quais provavelmente serão respondidos com ceticismo pela Ucrânia e seus aliados, um dia após o presidente dos EUA, Joe Biden, ter recebido seu homólogo Volodymyr Zelensky na Casa Branca e prometido a ele suporte contínuo e firme dos EUA.
“Nossa meta não é virar o volante do conflito militar, mas, pelo contrário, acabar com essa guerra”, disse Putin. “Ainda estamos nos esforçando para um fim disso, e quanto mais rápido melhor, certamente”.
A Rússia diz persistentemente que está aberta a negociações, mas a Ucrânia e seus aliados suspeitam de uma manobra para ganhar tempo após uma série de derrotas e recuos que balançaram o momento da guerra de 10 meses em favor de Kiev.
O Kremlin diz que é a Ucrânia quem está se recusando a conversar. Kiev diz que a Rússia deve suspender seus ataques e desistir de todo o território que ela dominou.
Putin também subestimou o significado do sistema de defesa aérea Patriot o qual Biden concordou em fornecer para Zelensky, dizendo que a Rússia encontraria uma maneira de detê-lo.
Fonte: Straits Times