Edson Arantes do Nascimento, que ficou mundialmente conhecido como Pelé, morreu às 15h27 de quinta-feira (29), horário de Brasília, aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista.
De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, a morte ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. Pelé estava internado no hospital desde 29 de novembro.
O estado de São Paulo decretou luto oficial de 7 dias em razão da morte do atleta. “Em homenagem ao maior mito do futebol brasileiro, estou decretando luto oficial de sete dias. Meus sentimentos a familiares e amigos e ao Santos Futebol Clube, seu clube de paixão”, disse o governador Rodrigo Garcia, em nota.
O Santos também publicou uma nota de pesar pela morte do rei do futebol. O clube também decretou luto de 7 dias. “O Santos FC lamenta profundamente o falecimento do melhor jogador de futebol de todos os tempos, o homem que levou o nome do Alvinegro Praiano para o mundo, nosso maior ídolo, que eternizou a camisa 10 e a transformou em obra de arte”.
O velório será realizado das 10h de segunda-feira até as 10h de terça, na Vila Belmiro.
Pelé deixou a esposa – Márcia Aoki, os filhos Kelly Cristina, Jennifer, Edinho, Joshua e Celeste, mais os netos.
Teve duas filhas fora do casamento, as quais obtiveram o reconhecimento nos tribunais: Sandra Regina Machado, falecida em 2006, e Flávia Kurtz.
Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo prestam homenagem.
Fonte: Agência Brasil