O governo metropolitano disse na quinta-feira (15) que introduzirá um sistema exigindo que casas recém-construídas sejam equipadas com painéis solares, a partir do ano fiscal de 2025, em uma tentativa de reduzir emissões de carbono do setor de habitação.
A primeira ordem do tipo no Japão ocorre quando uma lei revisada sobre segurança ambiental para introduzir o sistema foi aprovada na quinta-feira por um voto maioritário no final do dia de uma sessão regular da assembleia em Tóquio.
De acordo com o governo metropolitano, será exigido que principais construtoras instalem painéis solares em residências com uma área útil total de menos de 2 mil metros quadrados.
O sistema entrará em vigor em abril de 2025 após residentes serem informados e preparações feitas junto a negócios relevantes.
Tóquio estabeleceu uma meta de reduzir à metade emissões de carbono até 2030 a partir dos níveis do ano 2000.
Um orçamento suplementar de 116,2 bilhões de ienes também foi aprovado para o esquema, incluindo subsídios para instalar os painéis.
A ordem foi aprovada pelo partido local Tomin First no Kai, no qual a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, é conselheira especial, assim como o Komeito e o Partido Comunista Japonês, dentre outros.
Fonte: Mainichi