Em relação à erupção vulcânica em Java, na Indonésia, as autoridades indonésias elevaram o nível de alerta de quatro estágios ao mais alto, evacuando os moradores do entorno e pedindo vigilância rigorosa, pois os fluxos piroclásticos continuam a ocorrer.
A erupção vulcânica ocorreu após o meio-dia de domingo (4), horário Tóquio, no Monte Semeru, o qual tem cerca de 3,6 mil metros de altitude.
A Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres informou que uma pluma vulcânica subiu a uma altura de cerca de 1,5 mil metros do cume, e ocorreu um fluxo piroclástico.
O Monte Semeru entrou em erupção há exatamente um ano, em 4 de dezembro de 2018, causando um fluxo piroclástico que matou mais de 50 residentes e forçou a evacuação de mais de 10 mil pessoas, por isso, a ilha de Java está sob alerta máximo.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) investigou se ocorreria um tsunami, mas anunciou que não houve impacto.
De acordo com o Volcanic Ash Advisory Centers (VAACs), em Darwin, na Austrália, a pluma vulcânica atingiu uma altitude de cerca de 15 quilômetros, visível pela imagem do satélite meteorológico Himawari.
Veja as imagens postadas no Twitter.
Mount #Semeru #volcano has erupted on #Indonesia's Java island. Authorities have issued the highest warning for the area in the eastern part of the island. No casualties were reported, but nearly 2000 people were forced to evacuate from the ash-covered areas on Sunday. pic.twitter.com/DYJbyfiCFH
— WatchTower 环球瞭望台 (@WatchTowerGW) December 5, 2022
East Java's Mount Semeru eruption caught on CCTV.
It is so scary. pic.twitter.com/RSBcRZCNI6
— Alvin (@sondesix) December 5, 2022
Gunungapi Semeru kembali muntahkan Awan Panas Guguran (APG) pada hari Minggu (4/12) sejak pukul 02.46 WIB, dengan kolom abu teramati berwarna kelabu dengan intensitas sedang hingga tebal ke arah tenggara dan selatan setinggi kurang lebih 1.500 meter di atas puncak. #Semeru #APG pic.twitter.com/v3mtSR4ILW
— BNPB Indonesia (@BNPB_Indonesia) December 4, 2022
Fonte: NHK