De acordo com a Guarda Costeira de Yokohama, por volta das 13h20 de quinta-feira (19), uma pessoa de um navio navegando na Baía de Tóquio informou que viu uma baleia próximo à via expressa Aqua-Line Tokyo Wan.
A Guarda Costeira de Yokohama enviou um barco patrulha para as proximidades e confirmou a presença de uma grande criatura que parecia ser uma baleia.
Segundo as informações, acredita-se que ele tenha mais de 7 metros de comprimento e, na época, nadava enquanto permanecia nas proximidades e esguichava água, na linguagem popular, o que na verdade é a respiração da baleia.
Hiroto Murase, professor associado da Universidade de Ciência e Tecnologia Marinha de Tóquio, familiarizado com a ecologia das baleias, disse que “pelas características das barbatanas dorsal e caudal, acredita-se que a que foi avistada seja uma baleia jubarte. Essa baleia reproduz entre novembro e março. Por esse motivo, costuma viajar para o sul em direção aos mares de Okinawa e Ogasawara. Não é incomum que entre na Baía de Tóquio durante esse período”.
O professor analisou as imagens e, segundo seu ponto de vista, parece estar saudável. Espera que a baleia se mova para o sul por conta própria.
Recentemente, o número de baleias jubarte aumentou e, devido à influência da corrente Kuroshio, elas têm sido frequentemente avistadas perto de Miyakejima e Hachijojima no inverno nos últimos anos, explicou.
Fontes: ANN e NHK