Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Baleia perdida em Osaka pode ser presságio de terremoto

Publicado em 11 de janeiro de 2023, em Sociedade

Não se trata de uma conclusão científica, pois as opiniões se dividem, mas já há casos anteriores. Outra questão: como salvar a baleia.

Baleia fotografada na terça-feira (ANN)

A baleia na Baía de Osaka foi confirmada na segunda-feira (9) pela Guarda Costeira em águas rasas onde grandes navios não podem passar, cerca de 150 metros da área de estacionamento da via expressa Hanshin-Wangan, em Nishiyodogawa-ku, na cidade de Osaka (província homônima).

Publicidade

Parece ser uma cachalote, a maior espécie de baleias, e essa tem cerca de 8 metros de comprimento. Os especialistas analisam que ela possa ter chegado a esse local tão raso, cerca de 2 a 3 metros de profundidade, por que pode estar enfraquecida e se deixou levar pela maré. 

“Acredita-se que as cachalotes viajam entre o mar profundo e as águas superficiais para encontrar comida, como polvos. É raro que tenha conseguido chegar à foz do rio Yodo”, disse um deles.

Presságio de terremoto?

Isso é conhecido como encalhe, ou seja, baleias e golfinhos deixam seus habitats naturais e entram em águas rasas, causado pela incapacidade de seguir presas ou fazer a leitura das correntes, ou por parasitas. Mas o ponto de preocupação é se pode ser presságio de um grande terremoto.

Houve casos de grandes terremotos após esses encalhes. Em fevereiro de 2011, 107 baleias-piloto encalharam na Ilha Stewart, 2 dias antes do terremoto de Canterbury, na Nova Zelândia.

Oito dias antes do terremoto de Kumamoto em 2016 no Japão, uma baleia jubarte encalhou na praia de Ogomori-machi, na cidade de Nagasaki.

Uma semana antes do Grande Terremoto no Leste do Japão em 2011, cerca de 50 golfinhos apareceram na costa da cidade de Kashima (Ibaraki), e essa conexão com o terremoto se tornou um assunto de destaque.

“Sabe-se que as réplicas ou tremores secundários após o terremoto causam grandes vibrações no fundo do mar. Isso causa erro na capacidade das baleias e golfinhos de transmitir suas ondas ultrassônicas, impossibilitando a confirmação de sua posição, por isso encalham durante a fuga.

A zona de falha que causou o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji atravessa a Baía de Osaka, mas dado que essa baleia está perdida nessa área, pode ser um presságio para o Nankai Trough”, disse um escritor científico.  

Como salvar essa baleia

Baleia perdida deve estar com muita fome (ANN)

Atualmente existem opiniões diferentes entre os especialistas sobre a relação entre as baleias encalhadas ou perdidas em águas rasas com a ocorrência de um terremoto. Mas, pode ser um presságio.

Na quarta-feira (11), a preocupação do governo da cidade de Osaka é ouvir especialistas para saber como agir no sentido de ajudar essa baleia cachalote, pois parece estar enfraquecida.

Um deles apontou que está fraca de fome, já que consome 80 a 90 quilos de pescados e lulas e onde está só oferece 1% de suas necessidades diárias.

Fontes: Asagei, Mainichi e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!