O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar pediu a drogarias e farmácias que tomem medidas para evitar que consumidores comprem grandes quantidades de remédios para baixar febre de venda livre, visto que muitos chineses vêm fazendo compras em volume, em meio ao rápido aumento das infecções por coronavírus.
O ministério enviou um aviso à Associação de Rede de Lojas do Japão e à Associação Farmacêutica do Japão, dentre outras organizações.
Ele pediu a drogarias e farmácias que estabeleçam um limite sobre a quantidade que uma pessoa pode adquirir e evitar compras frequentes.
De acordo com o ministério, clientes estão comprando grandes quantidade de tais medicamentos de venda livre como aqueles para baixar febre e de gripe que são tipicamente usados por pacientes da Covid.
Ainda há um fornecimento estável desses medicamentos, entretanto, se as pessoas continuarem a comprar esses tipos de remédios em volume, isso poderá levar a uma escassez.
Visto que o número de chineses que vem comprando grandes quantidades de medicamentos para gripe e outros no Japão para seus amigos e familiares na China, onde o coronavírus está se espalhando rapidamente, a possibilidade de uma escassez está se tornando um motivo de preocupação.
Fonte: Yomiuri