Intérpretes em 12 idiomas em Chiba para ajudar em diversas situações

Entre os 12 idiomas há português e espanhol, não só de intérprete mas também de tradução para serem solicitados quando necessário, de graça.

Imagem ilustrativa (Pexels)

A cidade de Chiba (província homônima) começou a operar o que batizou de Sistema Comunitário de Intérprete e Tradução (コミュニティ通訳・翻訳サポーター制度), formado por um grupo de pessoas que são intituladas apoiadoras, todas voluntárias. 

Publicidade

A prefeitura pretende derrubar a barreira do idioma para os cerca de 30 mil estrangeiros residentes. Atualmente são 110 apoiadores que falam 12 idiomas, incluindo o português e espanhol, além de outros como inglês, vietnamita.

A associação de intercâmbio internacional da cidade arcará com as despesas relacionadas às atividades. O sistema é o primeiro a ser instalado na província.  

O prefeito Shunichi Kamiya enfatizou: “Queremos criar uma sociedade multicultural onde os residentes estrangeiros possam viver com tranquilidade”.

Quem pode usar e onde

Os estrangeiros residentes na cidade que têm dificuldades na comunicação com o idioma japonês, podem solicitar o serviço de forma gratuita

Podem solicitar para ir em:

  • Instituições médicas e de bem estar, farmácia, lar de idosos 
  • Instituições públicas do governo nacional ou provincial, da prefeitura de Chiba, incluindo as escolas
  • ONGs e associações de bairro

Áreas de atuação dos intérpretes e tradutores

  • Procedimentos administrativos (na prefeitura, cartórios, centros de saúde e assistência social, etc.)
  • Criação de filhos e impostos (consultas de educação de filhos, procedimentos de inscrição em jardim de infância, imposto de residência e declaração de imposto de renda, etc.)
  • Educação da criança/aluno (procedimentos de admissão, entrevistas com pais/responsáveis, aconselhamento profissional, etc.)
  • Saúde e bem-estar (procedimentos em lares de idosos/instalações para idosos, entrevistas de verificação do nível de cuidado, atendimento domiciliar, etc.)
  • Cuidados médicos (recebimento, tratamento, pagamento em hospitais e farmácias, explicação de vacinas, etc.)
  • Atividades como associações comunitárias no bairro (reuniões, eventos, explicação das regras das associações comunitárias, etc.)

Até agora, o custo das atividades era suportado pelo requerente, mas desde o começo de janeiro a associação arcará com os custos.  

Os contatos podem ser feitos pelo telefone 043-245-5750

Fontes: divulgação e Chiba Nippo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Policial demitido e encaminhado para promotoria: foi pego com maconha

Publicado em 19 de janeiro de 2023, em Sociedade

Segundo a polícia, o colega tinha uma pequena quantidade de droga quando foi abordado, por isso, preso.

Fachada da Delegacia de Polícia de Sakai (KTV)

A polícia informou que ao mesmo tempo em que demitiu um colega de corporação, na quinta-feira (19), o encaminhou para a promotoria para responder sobre a posse de maconha.

Publicidade

O policial que perdeu seu posto e teve a carreira encerrada tem 26 anos e trabalhava na Delegacia de Sakai (Osaka). Segundo as informações, é suspeito de ter violado a Lei de Controle de Cannabis.

Em novembro do ano passado foi abordado em sua cidade natal, na província de Wakayama, quando estava com um amigo e nessa hora tinha consigo uma pequena quantidade de maconha

O policial foi levado para uma delegacia em Wakayama para o interrogatório. Acabou dizendo que “usei maconha, droga ilegal, mesmo sendo policial. Estou arrependido”.

Fonte: KTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros