Em relação aos táxis autônomos, aqueles sem motorista, existem exemplos de experimentos de demonstração no Japão, mas ainda não há caso de uso comercial.
Mesmo a maior montadora do Japão, a Toyota, que possui tecnologia autônoma, ainda não anunciou planos para táxis autônomos.
Já chegou 2023 e a companhia de táxi MK, de Tóquio, começará a usar carros autônomos em 2 anos, e poderá ser o primeiro exemplo no Japão.
A MK Taxi anunciou em 23 de dezembro de 2022 que está entusiasmada com a introdução de tecnologias avançadas relacionadas a automóveis, como a aquisição e operação do veículo elétrico (VE) da marca alemã BMW.
De acordo com um comunicado de imprensa, a Tokyo MK adquiriu 20 unidades BMW i7. O que a MK tem em mente é a concretização de uma sociedade livre de carbono. Também irá contribuir para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Espera-se reduzir o número de acidentes em comparação com a direção manual ao usar o VE autônomo da BMW. Desta vez a Toyota não foi a marca escolhida.
A propósito, a MK Taxi também é conhecida por sua implementação proativa de dispositivos de suporte à segurança, como a frenagem automática. Em abril de 2022, o total desses veículos chegou a 638 unidades, chegando a 87% da frota.
Mas a JPN Taxi está realizando teste com veículo da Toyota, então fica a expectativa para ver qual das companhias será a primeira a introduzir os carros com direção autônoma.
Fontes: divulgação e Jidounten Lab