O roubo de carros esportivos clássicos japoneses é uma ocorrência frequente na cidade de Yokohama (Kanagawa), soube o jornal Mainichi, e surpreendentemente não são veículos novos, mas os antigos, principalmente dos anos 1990, que estão sendo alvo.
E isso tem a ver com franquias de mídias populares.
De acordo com a Polícia da Província de Kanagawa, 35 incidentes de roubo ou tentativa de roubo de carros esportivos ocorreram entre junho e setembro do ano passado, principalmente em Yokohama.
Modelos visados incluíram o Nissan Skyline, Toyota Supra e Honda NSX, todos os quais foram fabricados entre 1989 e 2003. O valor total dos roubos foi de mais de 100 milhões de ienes (cerca de US$765 mil).
Em setembro passado, a polícia prendeu dois suspeitos, de 57 e 58 anos, após os dois alegadamente terem tentado roubar um carro esportivo que havia sido estacionado em uma oficina em Yokohama. A dupla é suspeita de mais de 10 incidentes adicionais, mas a onda de roubos continuou mesmo após a prisão dos dois, levando a polícia investigar se um elemento do crime organizado está envolvido.
Um dos suspeitos confessou, dizendo que sua motivação era ganhar dinheiro, e que há um mercado para modelos de carros mais antigos. Um fator é que o valor dos veículos vem aumentando.
De acordo com Toshiyuki Yokoyama, executivo na filial de Kanagawa da Associação de Comerciantes de Carros Usados do Japão, “há uma grande demanda no exterior por carros japoneses antigos, conduzida por suas aparições em filmes e mangás, assim como sua solidez e designs interessantes”.
Yokoyama acredita que alguns dos carros roubados estão sendo comercializados no exterior, e que os veículos podem estar sendo desmontados, enviados como partes, então remontados para venda em outros países.
Como o aumento do valor desses carros, os roubos também devem continuar.
De acordo com a polícia, a maioria dos carros roubados não estava equipada com dispositivos anti-roubo.
Fonte: Mainichi