Na região Hokuriku, onde a queda de neve foi forte, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu informação especial de nevasca significativa na noite de sábado (28), para a província de Toyama.
De fato, na cidade de Uozu (Toyama) foram constatados acúmulos de 20 centímetros em apenas 3 horas de queda de neve, enquanto na cidade de Takaoka foram 15 centímetros. Mas, esses acúmulos aumentaram porque a queda dos flocos brancos continuou.
Até as 11h de domingo (29) os acúmulos foram de 60cm na capital homônima, 43cm em Uozu e 22cm no aeroporto de Toyama. Para a população local o trabalho de remoção da neve das casas, calçadas, estacionamento e dos carros foi árduo.
Para segunda-feira (30) a previsão é de possibilidade de raios e tornados. A AMJ recomenda cautela pois os ventos são fortes, de velocidade máxima de 12 metros por segundo em terra e até 18m/s no mar.
Nevasca em Fukui
Na província, a cidade de Fukui foi a que teve maior queda de neve em 24 horas no domingo, chegando a 30 centímetros, por isso, o acúmulo foi de 56cm. Na cidade de Echizen foram 23cm e acúmulo de 45cm.
Na cidade praiana de Tsuruga o acúmulo foi de 31cm.
Às 5h de segunda-feira, foram registradas mais quedas de neve em 24 horas, de 19cm na cidade de Fukui e 11cm em Echizen.
Em Kuzuryu, na cidade de Ono, o acúmulo chegou a 1,35 metro.
Veja como ficou a cidade de Fukui no domingo em vídeo produzido pelo Fukui Shimbun.
Fontes: NHK, Toyama TV e Fukui Shimbun