
Um Crown e um RAV4 da Toyota em exibição na cidade de Odaiba, Tóquio (banco de imagens)
A Toyota Motor disse na segunda-feira (16) que poderá produzir cerca de 10,6 milhões de veículos neste ano, um aumento em relação ao ano passado, mas alerta sobre um risco descendente a sua projeção em decorrência de possível impacto de problemas como escassez no fornecimento de peças e a covid-19.
A gigante dos carros disse que viu um risco de perda de cerca de 10% no volume de produção de linha de base, um valor que não constitui uma meta de produção formal para este ano, sob incertezas como falta de chips ou a propagação do coronavírus.
O propósito de revelar o número de linha de base era tornar mais fácil para que fornecedores elaborassem planos de gestão, disse um executivo da Toyota.
No mês passado, a Toyota manteve uma previsão de produção de 9,2 milhões de veículos para este ano fiscal, que começou em abril de 2022 e vai até março de 2023.
Em novembro, a Toyota havia rebaixado uma projeção anterior de fabricar 9,7 milhões de veículos neste ano fiscal devido às consequências econômicas em decorrência dos altos custos de materiais e a persistente escassez de semicondutores.
Fonte: Asia Nikkei