Um balão de espionagem chinês suspeito tem sobrevoado os EUA há alguns dias, e altos oficiais do país desaconselharam o presidente Joe Biden a abatê-lo por medo de que os detritos possam representar uma ameaça de segurança.
O incidente recorda as extensões as quais Pequim e Washington estão dispostos a ir para espionar um ao outro em meio ao aumento de tensões entre as superpotências.
“O governo dos EUA detectou e está rastreando um balão de vigilância de alta altitude que está sobre o continente bem agora”, disse aos repórteres o porta-voz do Pentágono, o general de brigada Patrick Ryder.
“Atualmente, o balão está viajando a uma altitude bem acima do tráfego aéreo comercial e não representa uma ameaça militar ou física às pessoas em solo”.
O senador dos EUA, o Republicano superior no comitê de inteligência do Senado, disse que o balão de espionagem era alarmante, mas não inesperado.
A notícia é divulgada enquanto o diretor da CIA, William Burns, estava discursando em um evento na Universidade de Georgetown de Washington, na qual ele chamou a China de “maior desafio geopolítico” que os EUA enfrentam atualmente.
Os dois países, que são as maiores economias do mundo, têm vivenciado tensões por causa de Taiwan, registro de direitos humanos da China e sua atividade militar no Mar do Sul da China.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, deve visitar a China nos próximos dias.
Tucker Carlson: A Chinese Spy Balloon Is Flying Over The United States & The Pentagon Won’t Shoot It Down pic.twitter.com/wXQfo0VnAM
— DOWNLOAD.NEWS – AlexJonesMinerV2 (@DOWNLOADdotNEWS) February 3, 2023
Fonte: Channel News Asia