O Guinness World Records Japan divulgou na quinta-feira (2) sobre o cão mais longevo do mundo, e de todos os tempos, o qual entrou para o livro dos recordes.
É um da raça Rafeiro do Alentejo, de Portugal, chamado Bobi e que completou 30 anos e 266 dias em 1.º de fevereiro deste ano.
O recorde anterior de cachorro mais velho era de Spike, que tinha 23 anos e 7 dias em 7 de dezembro de 2022 em Camden, Ohio, Estados Unidos.
Bobi nasceu em 11 de maio de 1992 em um depósito de madeira da casa da família de Leonel Costa, dono de uma fazenda em Leiria, Portugal.
No ano 92 do seu nascimento foi inscrito no Serviço Médico Veterinário de Leiria com confirmação da data de nascimento e a idade do Bobi está também registrada na base de dados de animais de companhia gerida pela SIAC – União Nacional de Veterinários, reconhecida pelo governo português.
Segundo a informação, o cão Bobi é muito gentil, adora ser acariciado e passear pela fazenda e florestas de pinheiros. É sociável, brinca bem com os quatro gatos com quem vive, dá-se bem com outros cães, já teve contato com vários animais na sua vida, vive num ambiente calmo e rodeado pela natureza. A família considera que tudo isso faz parte do segredo da longevidade dele.
Segundo Leonel, tutor do cão, ele come a mesma comida da família, depois que eles enxaguam para tirar os temperos. Bobi toma muita água e gosta de descansar depois das refeições. Dorme bem durante a noite e nos dias frios passa um tempo em frente à lareira.
Cachorro mais longevo de todos os tempos
O cachorro teve um problema de saúde aos 18 anos, de respiração e logo se recuperou. Leonel relata que o leva com frequência ao veterinário e os resultados têm sido sempre bons, apesar dos problemas de visão e de locomoção relacionados à idade.
Costa diz que Bobi é muito especial porque foi à escola com ele quando criança, brincou com ele e cuidou do pai, como de outros da família. “Considerando a expectativa de vida média de um cachorro, acho que Bobi viveu tanto porque lutou bravamente ao longo dos anos, mas a verdade é que não sei, a menos que Bobi me diga”, falou.
“Estou muito feliz por ainda podermos viver juntos depois de 30 anos, e também por ter recebido o reconhecimento do Guinness World Records, de cachorro mais velho de todos os tempos”, destacou Costa. Ele pensou que seria de cão mais velho do mundo, mas nunca imaginou que fosse de todos os tempos.
Assista ao vídeo do Bobi, produzido pelo Guinness World Records.
https://youtu.be/SIwcB56x2ek?list=UUeSRjhfeeqIgr–AcP9qhyg
Fonte: divulgação