Mais de 23 mil mortos encontrados nos escombros do terremoto na Turquia

A sequência de 2 terremotos mortíferos na Turquia causou um dos piores desastres deste século. Mas, também há histórias reais de esperança e milagres.

Momento do resgate de um casal vivo dos escombros de um prédio na Turquia (NHK)

Passadas 110 horas da ocorrência de um dos piores terremotos dos últimos tempos, em 6 deste mês, de magnitude 7,8 seguido de um outro de 7,5, na Turquia, ainda há esperança de resgates, por isso, as equipes locais e as que foram para lá de mais de 70 países ainda continuam se empenhando.

Publicidade

Até a manhã de sábado (11) foram confirmadas 20.213 mortes na Turquia e no país vizinho, Síria, são 3.384. 

O número de pessoas feridas e desabrigadas é incontável. 

As populações da Turquia e Síria, vítimas dos desastres causados pela sequência de terremotos necessitam de ajuda.

Embora a Cruz Vermelha tenha se mobilizado imediatamente e os países tenham enviado equipes de resgate, médicos e enfermeiros, a população local precisa de medicamentos, alimentos, água, barracas, roupas, artigos de higiene, etc. Por isso, as organizações voluntárias pedem a colaboração do mundo para ajudar nesse flagelo.

Como ajudar a Turquia e a Síria

Segundo os especialistas, as cidades mais atingidas terão que reconstruir 95% das moradias. Não há palavras para descrever esta calamidade.

A calamidade na Turquia não é um problema só daquele país. É nosso também. A qualquer momento poderá ocorrer um terremoto dessa magnitude ou pior no Japão. Neste momento, é preciso estender as mãos em prol do próximo.

Caso queira ajudar toque aqui para saber como

Esperança e milagres

Na cidade de Antakya, na Turquia, um casal, na faixa dos 50 anos, foi encontrado vivo sob os escombros de um prédio que desabou, após 100 horas de aflição. Por volta das 17h (horário local) de sexta-feira (10), um homem envolto em um cobertor, sobre a maca, foi retirado ferido, mas com vida. Segundo os resgatistas, quando foi encontrado disse “salvem a minha esposa primeiro”. 

Logo em seguida, a esposa também foi retirada, com alguns ferimentos e semblante de fadiga. As pessoas que estavam nas proximidades comemoraram e os recebeu com uma salva de palmas.

Na Turquia, houve uma série de relatos de resgates 72 horas após o desastre, quando a taxa de sobrevivência cai significativamente, dando esperança aos que aguardam a sobrevivência de suas famílias.

Passadas 108 horas, os socorristas conseguiram resgatar uma mulher de 27 anos, na Turquia. Imobilizada sobre a maca, chorou comovida e à sua volta as pessoas que a resgatam, como o público, comemorou essa vitória (veja o vídeo abaixo).

Em outra reportagem, um bebê de 10 dias de idade foi retirado vivo dos escombros, bem como sua mãe. Foi mais um milagre (assista ao vídeo no ponto em que foi retirado).

Vídeo do resgate da mulher de 27 anos.

Assista ao vídeo das últimas imagens da situação de calamidade na Turquia e na Síria.

Veja outras imagens chocantes.

Fontes: NHK, KHOU e CNN 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Peruano é preso por tentativa de homicídio de universitária

Publicado em 11 de fevereiro de 2023, em Crime

Ele teria admitido o que fez, mas acabou ferindo também a irmã que não era alvo.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!