Moscou acusa Japão de Russofobia, fazendo ‘ataques violentos’ sobre a guerra na Ucrânia

Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores russo acusou o Japão de reescrever história e ignorar realidade pós-guerra.

Moscou acusou o Japão de se engajar em Russofobia e fixar ‘ataques violentos’ em relação à guerra na Ucrânia (Wikimedia Commons/NormanEinstein)

A Rússia, presa a uma disputa territorial de décadas com Tóquio por uma cadeia de ilhas no Pacífico, acusou o Japão na terça-feira (14) de se engajar em Russofobia* e fixar “ataques violentos” em relação à guerra na Ucrânia.

Publicidade

Tropas soviéticas se apoderaram de ilhas ao largo da costa do Japão bem no fim da 2ª Guerra Mundial. O conflito não resolvido em relação a quem tem soberania sobre a cadeia de ilhas, conhecida na Rússia como Kuril e no Japão como Territórios do Norte, impediu que os dois lados assinassem um tratado de paz formal.

O Japão, que se juntou a outros aliados em impor sanções contra a Rússia pela sua invasão à Ucrânia, marca uma comemoração do Dia dos Territórios do Norte em todo 7 de fevereiro para lembrar às pessoas sobre sua reivindicação.

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse que o evento neste ano “foi marcado por uma intensidade em particular da Russofobia”, citando declarações de autoridades e o que ela chamou de “ações agressivas” por forças japonesas de extrema direita próximas a missões russas.

“Notamos que desta vez as reivindicações territoriais sem fundamento sobre as Ilhas Kuril foram acompanhadas de ataques violentos contra a Rússia em conexão à situação na Ucrânia”, disse ela em uma declaração.

As forças militares russas estão presentes nas ilhas, que tem uma população de aproximadamente 20 mil.

Zakharova, reiterando a posição de longa data da Rússia que ela tem soberania sobre as ilhas, acusou o Japão de reescrever história e ignorar realidade pós-guerra.

O Japão endureceu suas sanções contra a Rússia no mês passado após os ataques contra a Ucrânia, adicionando produtos a uma lista de proibição de exportação e congelamento de bens de autoridades e entidades russas. Isso levou Moscou a alertar sobre um impacto não especificado sobre sua relação com o Japão.

*Russofobia refere-se ao sentimento de medo ou ódio à Rússia, aos russos e à cultura russa.
Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Monstros da neve’ estão no auge em montanhas no norte do Japão

Publicado em 15 de fevereiro de 2023, em Artigos de Turismo

O fenômeno acontece quando gelo e neve se juntam às árvores coníferas Abies mariesii e as partes crescem lentamente para proporções monstruosas.

Criações espetaculares de neve (YouTube/Mainichi)

As formações em árvores chamadas de “monstros da neve” nas montanhas de Hakkoda na província de Aomori, no norte do Japão, estão atualmente em sua fase mais espetacular.

Publicidade

O fenômeno acontece quando gelo e neve se juntam às árvores coníferas Abies mariesii e as partes crescem lentamente para proporções monstruosas.

De acordo com a administração do Hakkoda Ropeway, monstros da neve podem crescer de 4 a 5 metros de altura.

A melhor época para apreciá-los é do fim de fevereiro ao fim de março, se as temperaturas continuarem baixas.

Para ver a localização do Hakkoda Ropeway, toque aqui.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!