Passados mais de 70 anos após o fim da II Guerra Mundial, só no Japão continuam sendo encontradas mais de mil artilharias não detonadas em várias províncias, principalmente em Okinawa, segundo a Força de Autodefesa.
Quando uma bomba não detonada é encontrada, a Força de Autodefesa é acionada para inspeção e transporte para um local seguro, a fim de realizar a eliminação em outra ocasião, correndo elevado risco.
Em Naha (Okinawa), uma dessas bombas foi eliminada no mar em dezembro do ano passado. Levantou-se uma grande fumaça e água por causa da explosão, mas ninguém foi ferido, apesar do susto.
Em Norfolk, na Inglaterra, uma munição não detonada foi encontrada em um canteiro de obras. No dia 10 deste mês, foi realizado o descarte na beira de um rio e, surpreendentemente ocorreu uma explosão, levantando uma grande fumaça de cores marrom e cinza.
Segundo as informações da Polícia de Norfolk a bomba tinha 250 quilos de peso e 1 metro de comprimento. A proteção do rio foi explodida, mas ninguém se feriu.
Fonte: FNN