Peixe com chifre: um achado da ciência

Uma nova espécie de peixe bizarro foi descoberta por uma equipe de pesquisa.

S. longicornus, recém-descoberto pelos pesquisadores (crédito da imagem: Xu et al., doi: 10.3897/zookeys.1141.91501)

Nas águas escuras das cavernas chinesas foi encontrada uma espécie bizarra de peixe que tem uma estranha semelhança com a mítica criatura equina, o unicórnio

Publicidade

O recém-descoberto peixe com algo parecido com um chifre, que os pesquisadores descobriram, estava escondido em uma caverna escura como breu do tamanho de uma mesa de cozinha, dentro de uma caverna na província montanhosa de Guizhou. A temperatura da água era de 16ºC e o pH era de 7,4, portanto uma água neutra, não tão alcalina.

Não tem escamas ou cor, mas tem minúsculos olhos rudimentares que provavelmente não podem ver nada e um chifre incomumente grande projetando-se de sua cabeça, revela um novo estudo.

Foi encontrado enquanto pesquisavam os peixes cavernícolas do gênero Sinocyclocheilus. Os peixes deste gênero são encontrados apenas na China, geralmente dentro de pequenas cavernas aquáticas envoltas na escuridão. Existem 76 espécies conhecidas de Sinocyclocheilus, a maioria das quais compartilha características semelhantes às espécies recém-descobertas, como visão reduzida ou inexistente, falta de escamas e ausência de pigmentação. Há também um punhado de espécies de Sinocyclocheilus que vivem em águas iluminadas e não possuem as características incomuns associadas a seus primos esquisitos.

Incrível descoberta de peixe com chifre único

Nova espécie de peixe não tem cor mas tem chifre (crédito da imagem: Xu et al., doi: 10.3897/zookeys.1141.91501)

A equipe de pesquisadores coletou alguns deles para levar ao laboratório e examinar, sem saber que estava lidando uma espécie nunca antes vista. Depois de comparar os peixes encontrados com outras espécies conhecidas e analisar seu DNA, os pesquisadores perceberam que foi uma descoberta.

No novo estudo, publicado em 17 de janeiro na revista ZooKeys, a equipe descreveu a nova espécie de peixe, e a batizou de S. longicornus. 

O Longicornus têm entre 10,5 a 14,6 centímetros de comprimento, possuem dois pares de barbilhões semelhantes a bigodes que usam para tatear no escuro. Mas talvez sua característica mais interessante seja sua estrutura incomumente longa em forma de chifre, que ainda não se sabe para qual finalidade é utilizado. 

Fontes: Nazology, SCI e Live Science

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Suntory anuncia aumento de preços de bebidas

Publicado em 6 de fevereiro de 2023, em Economia

Uma parte do leque de bebidas envasadas em garrafas de vidro e latas, da Suntory, terá aumento de preços.

Duas das bebidas mais vendidas que terão aumento de preços (JNN)

A Suntory Beverage & Food anunciou que aumentará os preços de 42 bebidas enlatadas e engarrafadas, incluindo a linha do café Boss, a partir de 1.º de maio.

Publicidade

O preço de varejo sugerido, sem impostos, será aumentado de 19 a 22%. 

A linha de cafés em lata Boss terá aumento pela primeira vez em 25 anos, desde 1998. Logo, um Boss Rainbow Mountain Blend, em lata de 185 gramas, passará de 115 para 140 ienes. 

Outras bebidas igualmente não alcoólicas, como C.C. Lemon de 350ml, Dekavita C, garrafa de 210ml, terão o mesmo aumento do café Rainbow Mountain. Também têm aumento ulon cha, Nacchan Orange e muitas outras.

Em outubro do ano passado a Suntory aumentou os preços das bebidas envasadas em PET, como as águas minerais. 

Segundo a companhia, desta vez o aumento dos preços se deve aos elevados custos de energia e das matérias-primas como o café, açúcar e outros. 

Os fabricantes de bebidas estão lutando contra esses aumentos dos custos, por isso, os preços poderão continuar subindo.

Fontes: Yomiuri e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!