A empresa privada de meteorologia WeatherNews já anunciou em 14 deste mês que Tóquio entrou na indesejável temporada de polens, enquanto a região de Kyushu já está como se fosse no pico, com uma dispersão que pode chegar a 200% a mais do que no ano anterior.
Além disso, este ano, há um problema de que a quantidade é grande. O Departamento de Bem-Estar Social e Saúde Pública do Governo Metropolitano de Tóquio espera 2,7 vezes mais polens do que no ano passado, enquanto que a WeatherNews prevê 1,4 vezes mais.
Para quem tem polinose (kafunsho em japonês) precisa redobrar os cuidados este ano.
As províncias de Kanto e Tokai estão entrando gradativamente na temporada, mostrando os primeiros sinais da dispersão.
A previsão é 150 a 200% de dispersão a mais em Kansai e Mie, 120 a 150% a mais em Aichi, 80 a 120% a mais em Hokuriku, Gifu e Shizuoka.
Por que há tanta dispersão de polens este ano?
A causa deve ser rastreada até o último verão. Existem dois pontos para a quantidade de pólens se espalhando na atmosfera:
- Condições meteorológicas do verão anterior
- Questão cíclica
As flores masculinas de cedro japonês são produzidas no verão anterior. Quanto mais horas de sol e mais alta a temperatura, mais ativa a fotossíntese e mais rápido o crescimento.
No verão de 2022, a temperatura foi alta em todo o país, especialmente no oeste e no leste do Japão.
Na cidade de Isesaki (Gunma), a temperatura atingiu 40ºC em junho pela primeira vez na história da observação, e Tóquio registrou os dias quentes consecutivos mais longos de todos os tempos. Por isso, este ano, a tendência é de grande aumento de polens em quase todo o arquipélago.
Além disso, a questão cíclica: há uma tendência de que se a quantidade de dispersão no ano anterior for alta, será baixa no ano seguinte, e vice-versa. Como em 2022, a dispersão foi relativamente baixa, prevê-se que este ano seja bem elevada.
É preciso tomar todos os cuidados preventivos diários, como o uso de máscara, chapéu, óculos e luvas ao sair. Para quem já teve manifestação da alergia ao polen ou polinose (kafunsho em japonês), convém fazer uma consulta médica para confirmar.
Fontes: ANN e WeatherNews