Perto das Ilhas Amami, um ponto turístico popular para observação de baleias entre Kyushu e Okinawa, nadadores capturaram imagens raras do nascimento de uma baleia-jubarte no dia 16.
O vídeo começa mostrando pequena barbatana caudal branca que pode ser vista ao redor da parte inferior do abdômen da baleia. Isso era o meio do parto.
Cerca de duas horas e meia depois, o parto acabou, e a baleia mãe e seu filho estavam nadando um ao lado do outro.
A baleia rescém-nascida tem cerca de 3,5 metros de comprimento e superfície lisa com rugas que podem ser vistas logo após o nascimento. No vídeo, também é possível ver o que parece ser um cordão umbilical no abdômen da mãe.
Segundo especialistas, foi a primeira vez no Japão que foram capturadas imagens de uma baleia jubarte antes, durante e depois do parto.
“Todos se perguntavam quando e onde ela daria à luz. Estou muito feliz por ter esclarecido essa dúvida”, comenta Katsuki Oki, presidente da Associação de Baleias e Golfinhos de Amami
Este é um registro valioso de uma baleia jubarte pois não se sabia como e onde davam à luz, comenta Hiroto Murase, especialista em ecologia das baleias e professor da Universidade de Ciência e Tecnologia Marinha de Tóquio.
As baleias jubarte têm de 11 a 13 metros de comprimento e migram todo inverno das águas perto da Rússia para o sul para procriar e criar seus filhotes.
https://youtu.be/Sb3jMY5VTaY
Fonte: FNN